Filme aborda a invasão de Brasília no dia 8 de janeiro de 2023

Documentário da professora da USP Giselle Beiguelman e do cineasta Lucas Bambozzi será exibido nesta quinta-feira na Cinemateca Brasileira, em São Paulo

Publicado: 10/07/2024
A invasão de Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A invasão e a depredação dos edifícios da Presidência da República e do Congresso Nacional, entre outros, ocorridas em Brasília (DF) no dia 8 de janeiro de 2023, são tema do documentário Domingo no Golpe, que será exibido nesta quinta-feira, dia 11, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Dirigido pela professora Giselle Beiguelman, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e pelo cineasta Lucas Bambozzi, o filme foi inteiramente produzido com imagens das câmeras de vigilância do Palácio do Planalto. A apresentação do documentário, que tem 22 minutos de duração, será seguida de debate com a presença da professora Giselle, de Bambozzi e da jornalista Julia Duailibi. A entrada é grátis.

As imagens que compõem o filme foram disponibilizadas à imprensa pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), como informa o site da Cinemateca Brasileira. A narração foi criada a partir de trechos do relatório final da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos de 8 de janeiro de 2023, divulgado em 17 de outubro daquele ano, lido pela senadora Eliziane Gama (relatora). Domingo no Golpe integra a exposição Sobre Nós: 60 Anos de Resistência Democrática no Brasil, que está sendo realizada pelo Instituto Vladimir Herzog até o dia 22 deste mês, na Cinemateca Brasileira. A exposição marca os 15 anos do instituto.

O documentário Domingo no Golpe, de Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi, será exibido nesta quinta-feira, dia 11, às 19h30, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5906-8100 e no site da Cinemateca Brasileira

Cena do filme Domingo no Golpe – Foto: Domingo no Golpe/Divulgação/Cinemateca Brasileira