Projetos de arte-educação desenvolvidos em escolas públicas são destaques em seminário na USP

Atividades do “3º Seminário multidisciplinar de estudos e pesquisas em arte e educação” abordam temas como diversidade de gênero, saberes ancestrais e práticas antirracistas. Inscrições vão até esta sexta (24)

23/05/2024 - Publicado há 1 mês
Participantes da edição 2023 do curso de extensão "Arte e Educação com Professores" se sentam sobre tecidos coloridos espalhados pelo chão, em círculo. No centro do círculo há chocalhos, flautas e tamborins.
Participantes do curso de extensão Arte e Educação com Professores desenvolveram projetos baseados em perspectivas decoloniais em arte e educação, pedagogia crítica e práticas interculturais – Foto: Reprodução/GMEPAE

Entre os dias 5 e 8 de junho, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe o 3º Seminário Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação: Processos de criação na educação e nas artes. O evento comemora os 14 anos de atividades do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE), sediado na ECA, e é fruto da colaboração de seus pesquisadores e pesquisadoras com os docentes de escolas públicas que participaram do curso de extensão Arte e Educação com Professores em 2023. O seminário visa apresentar os projetos realizados como desdobramentos do curso pelos professores e professoras em suas escolas, além das pesquisas em andamento no GMEPAE.

A estrutura do seminário inclui mesas temáticas e oficinas, possibilitando que os participantes combinem referências teóricas com experiências práticas. Toda mesa temática terá uma oficina correspondente. Quem participar, por exemplo, da mesa Pluralidades, diversidades e dissidências de corpos e corpas na arte e na educação, que acontece no dia 5 de junho (quarta-feira), poderá também participar da oficina O corpo na arte: um olhar entre a fotografia, a dança e a música, que acontece no dia 8 (sábado).

+ Mais

Mulheres indígenas inauguram atividades como titulares em cátedra da USP

Contar histórias é compartilhar conhecimentos que dão sentido à vida

Na programação há atividades sobre memória e saberes ancestrais, práticas contracoloniais e antirracistas na educação e na arte, as culturas da infância e suas diversidades, o diálogo entre a aula de arte e o território, entre outros temas. As mesas e oficinas serão desenvolvidas por professores e professoras de escolas públicas participantes do curso de extensão, com base nos projetos desenvolvidos em suas respectivas escolas, em diálogo com pesquisadores e pesquisadoras do GMEPAE, que apresentarão suas pesquisas e a relação dessas com a formação e a práxis docente em arte. A abertura do seminário contará com uma palestra da professora Sumaya Mattar, docente da ECA e coordenadora do GMEPAE.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pela página do evento até esta sexta-feira (24), ou até as vagas serem preenchidas. Todas as atividades do seminário são presenciais. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Serviço:
3º Seminário Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação: Processos de criação na educação e nas artes
Quando: mesas temáticas nos dias 5 a 7 de junho de 2024, das 18h30 às 22h30; oficinas no dia 8 de junho, das 9h às 13h
Onde: Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo-SP)
Inscrições e mais informações: https://www.even3.com.br/iii-seminario-gmepae

Foto: Divulgação/GMEPAE