Serviço de nuvem da Amazon estará disponível na USP em abril

Workshops ensinarão formas de utilizar a plataforma, que poderá ser acessada por professores e alunos

 29/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/04/2017 as 13:09
Por

Atualizado em 4 de abril de 2017, às 13h15

De 30 de março a 14 de junho, serão realizados quatro workshops no Espaço Samsung Ocean da Poli, para explicar o funcionamento da ferramenta – Foto: Divulgação

Em dezembro, a USP assinou um convênio com a Amazon, para que alunos e pesquisadores da Universidade possam usar o serviço de armazenamento de dados em nuvem da empresa. A Amazon Web Services estará disponível em dois programas para a comunidade: AWS educate, para os alunos da graduação e da pós-graduação, visando a um melhor aprendizado, e o AWS research, voltado para pesquisadores.

O professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli), José Reinaldo Silva, liderou os contatos com a Amazon e é coordenador operacional do convênio. Ele explicou que a USP possui o próprio serviço de nuvem, mas é restrito e não possui o suporte necessário para atender a toda a Universidade atualmente. “Nós esperamos que no mínimo 5 mil alunos passem a utilizar a AWS e, se exceder esse número, não tem problema. Queremos atingir pessoas de todos os campi”, afirma.

Para inserir a USP na nova plataforma e explicar como as pessoas devem usar a ferramenta de forma racional, serão realizados quatro workshops, abertos para toda a comunidade, entre os dias 30 de março e 14 de junho, que abordarão temas como formas de utilizar o banco de dados, automatização de segurança e escalabilidade. Essas palestras serão ministradas pelo arquiteto de sistemas da AWS no Brasil, Heitor Vital.

Foto: Visualhunt
Foto: Visual Hunt

 

 

Além disso, será realizado um evento especial com a arquiteta de sistemas e especialista em computação de alto desempenho da Amazon, Linda Hedges, sobre o uso de computação alto de desempenho associado à nuvem. Todos os workshops ocorrerão no Espaço Samsung Ocean da Escola Politécnica, das 9 às 11 horas. Eles terão um limite de 60 vagas e para participar é necessário fazer inscrição neste site.

No dia 6 de abril, às 10 horas, será o lançamento oficial do Programa AWS Research na USP. Paulina Sagasti, diretora do Global Grants Amazon Web Systems, fará uma descrição completa do programa no mundo e na USP em particular, as possibilidades oferecidas aos pesquisadores e como submeter projetos para a avaliação dos coordenadores. A palestra será nas salas 3 e 4 do Research Center for Gas Innovation (RCGI), no prédio da Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica (Poli) da USP, na Rua Prof. Mello Morais, 2231, travessa 6, Cidade Universitária, São Paulo

Após o evento, será possível se registrar no site da AWS Educate e solicitar um grant (valor concedido para o uso dentro do sistema) de US$ 100,00 (alunos) e US$ 200,00 (professores). Os projetos de pesquisa podem receber valores maiores, caso necessário.

Ainda neste semestre, será definida uma comitiva de professores e arquitetos da AWS para visitar os campi de Bauru, Piracicaba e Ribeirão Preto. No próximo, serão visitadas outras unidades e serão realizadas atividades para consolidar grupos de usuários de capacitação e desenvolvimento de novas técnicas e aplicativos para a atividade acadêmica, nas suas diversas áreas.

Para mais informações e para cadastro, acesse este site.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.