ChatGPT, bigtechs e criptografia: Semana da Computação na USP oferece palestras sobre temas atuais da área

Semana promovida por estudantes do Instituto de Matemática e Estatística da USP reúne acadêmicos e profissionais para palestras, workshops, competições e espaço para networking; não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao campus da USP em São Paulo

11/04/2024 - Publicado há 3 meses
Evento promove palestras e workshop com acadêmicos e profissionais da área – Foto: Divulgação/IME-USP

.
Palestras, workshops, competições e networking, tudo envolvendo temas da computação, serão promovidos durante a 14ª edição da Semana da Computação, nos dias 22 a 26 de abril, das 12h às 18h, no Auditório Jacy Monteiro, localizado no bloco B do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento é organizado pelos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação e para participar não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao local.

O objetivo da semana é promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre ingressantes, veteranos, pesquisadores, docentes e profissionais da área, mas todas as atividades são abertas ao público geral. Ainda serão oferecidos coffee break e certificado de participação válido para o cumprimento de horas complementares aos participantes.

Confira os temas das palestras:

22 de abril – segunda-feira

• 12h às 12h10 – Abertura
  • 12h10 às 13h – Desvendando o Controle de Versão Colaborativo – Workshop Introdutório sobre Git
  • 13h às 14h – Caminhos na indústria pós-BCC
  • 14h às 15h – A linguagem de programação do futuro é a que você já fala
  • 15h15 às 16h15 – Integração entre profissionais de desenvolvimento e de infraestrutura
  • 16h30 às 17h30 – 5 passos para as Bigtechs

23 de abril – terça-feira

• 13h às 14h – As aventuras de Alice no país da Criptografia – Uma Introdução à Criptografia
  • 14h às 15h – O que é o GNU/Linux? Por quê GNU/Linux? E os desafios da Rede GNU/Linux do IME
  • 15h15 às 16h15 – Querido Diário, uma jornada até os bytes municipais brasileiros
  • 16h30 às 17h30 – A Arte da Análise de Dados: Insights do Cotidiano na Incognia

24 de abril – quarta-feira

• 12h às 13h – Uma Introdução ao Estudo de Machine Learning no IME-USP
  • 13h às 14h – Segurança em Inteligência Artificial: Protegendo o Futuro da Inovação
  • 14h às 15h – Entendendo Grandes Modelos de Linguagem (LLMs): Usos e Limitações
  • 15h15 às 16h15 – Como usar o ChatGPT para proteger a minha rede de computadores?
  • 16h30 às 17h30 – Construindo Agents de LLMs na prática

25 de abril – quinta-feira

• 13h às 14h – GDScript: Uma linguagem feita para jogos
  • 14h às 15h – Como é a vida acadêmica na área da teoria?
  • 15h15 às 16h15 – A Jornada do BCC ao Empreendedorismo
  • 16h30 às 17h30 – Software for Happiness – SW4:D

26 de abril – sexta-feira

• 12h às 13h – Em Busca de um PhD: conselhos e recomendações para um doutorado no exterior
  • 13h às 14h – Conversa com Ex-BCÇóides fazendo Mestrado ou Doutorado no Exterior
  • 14h às 15h – Como Newton se protegeria de um espião quântico
  • 16h30 às 17h30 – 50 Anos do BCC

O evento é patrocinado pelas empresas Incognia, Opus Software, Irya Solutions e Brick.

O Auditório Jacy Monteiro, localizado no bloco B do IME, fica na Rua do Matão, 100, no campus da USP na Cidade Universitária, em São Paulo.

Saiba mais sobre a Semana da Computação no site do evento neste link, pelas redes sociais Instagram e Linkedin além do e-mail semanadacomputacao@ime.usp.br.