Demora nos julgamentos reflete insuficiência do Poder Judiciário

Segundo estudos, os inquéritos abertos pela Lava Jato até agora levariam no mínimo cinco anos para serem julgados

 28/03/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Logo da Rádio USP

.

Supremo Tribunal Federal - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Supremo Tribunal Federal – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Nas últimas semanas, o procurador geral da República, Rodrigo Janot, fez um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abrir investigações de 83 políticos com provável envolvimento na Lava Jato — maior operação de combate à corrupção já realizada  no Brasil. A nova “lista de Janot”,  como ficou conhecida, foi baseada em delações de executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht.

Apesar de toda a repercussão, estudos apontam que ações envolvendo o direito penal, como as da Lava Jato, levam cerca de cinco anos e meio  para serem julgadas no Brasil. Seguindo a média, o julgamento dos réus da lista indicada por Janot só seria concluído em meados de 2022.

Evidenciando a insuficiência judicial nacional, mesmo os processos tratados como prioridade acabam levando muito tempo para serem concluídos — o Mensalão demorou cerca de nove anos para colocar ponto final a todos os inquéritos abertos. Embora haja tantos nomes envolvidos, tal morosidade é muito superior em comparação a outros países, o que acaba frustrando a população em seu anseio por justiça política.

Diante de  tanta polêmica abarcando os processos, a Rádio USP conversou com o professor Sérgio Shecaira, da Faculdade de Direito (FD) da USP. Na entrevista, Shecaira esclarece  sobre os motivos da lentidão nos julgamentos e sobre o que poderia ser feito para melhorar esse quadro.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.