Novo estudo confirma benefícios da trombectomia endovascular em pacientes com AVC

Octávio Pontes Neto comenta os resultados do estudo “Tension”, realizado em pacientes com derrames graves e apresentado durante encontro ocorrido em Toronto

 24/10/2023 - Publicado há 8 meses
Por

Logo da Rádio USP

Um novo estudo mostrou um benefício significativo e substancial da trombectomia endovascular em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico agudo e oclusão de um vaso sanguíneo grande, identificado por meio de técnicas de imagem simples. Isso significa que muitos mais pacientes poderão ser considerados para esse tratamento. O estudo Tension, realizado em pacientes com derrames graves, que normalmente teriam um prognóstico extremamente ruim, mostrou que a trombectomia resultou em um aumento absoluto de 18% no número de pacientes capazes de caminhar independentemente aos 90 dias e uma redução de 11% na mortalidade aos 90 dias, em comparação com a terapia médica isolada. Houve um benefício consistente da trombectomia em todas as categorias de desfecho, análises de sensibilidade e subgrupos.

Além disso, não foram identificadas preocupações com segurança nem aumento de hemorragia intracraniana grave ou sintomática com a trombectomia. Essa abordagem pragmática, baseada na avaliação visual da TC sem contraste, proporcionou benefícios semelhantes aos estudos com abordagens de imagem mais complicadas e demoradas e mostra que a trombectomia deve ser considerada em pacientes com AVC resultante de oclusão de vaso sanguíneo grande e infarto grande já estabelecido.

O estudo Tension foi apresentado na semana passada na Conferência Mundial de AVC 2023, realizada em Toronto, Canadá, onde foi recebido com entusiasmo.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.