Show da cantora Liniker Barros é o destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (24/8)

Liniker foi a artista brasileira com mais indicações no Grammy Latino de 2022 pelo seu primeiro disco solo “Indigo Borboleta Anil”

24/08/2023 - Publicado há 11 meses
Liniker Barros, cantora de MPB – Imagem de Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira, (24/8) traz como destaque o show da cantora de MPB Liniker, no Sesi. Nascida em Araraquara, a cantora e compositora Liniker Barros gosta da arte desde pequena. Cursou artes cênicas na Escola Livre de Teatro, em Santo André, lançou álbuns autorais e foi indicada ao Grammy Latino 2022. O primeiro Grammy Latino foi em 2020, e no Grammy Latino 2022, Liniker foi a artista brasileira com mais indicações, pelo seu primeiro disco solo Indigo Borboleta Anil. Liniker se apresenta hoje, às 20h, na Entrada Shows no Sesi, que fica na Rua Niterói, sem número. A notícia ruim é que o show está com ingressos esgotados. Mas vale dar uma passadinha na hora do show para tentar algum ingresso de alguém que tenha desistido.

O Cine Ciência exibe nesta quinta-feira o primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror: Queda Livre. Nesse episódio é explorada a relevância do status nas redes sociais para a integração social. A trama segue o dia a dia da protagonista, que vê uma oportunidade de avançar nas hierarquias on-line ao ser convidada para o casamento elitista de sua melhor amiga de infância, porém, há um obstáculo: ela deve chegar à festa. O Cine Ciência é gratuito e aberto ao público, começa às 15h, na Sala DE-11, no Anfiteatro do bloco Didático das Exatas, que fica na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Começa hoje a vigésima edição do Circuito Tusp com o espetáculo A Vida É Sonho, da Companhia Boccaccione. O grupo adaptou o texto original de Calderón de La Barca para expressar as inquietações e o posicionamento dele em relação ao mundo atual, através de encontros entre o clássico e o contemporâneo, o barroco e o mundano, o poético e o narrativo, com estética inspirada nos movimentos punk e heavy metal. A apresentação é às 20h, no Teatro do Campus, que fica no Balão Central dentro do campus da USP, com entrada gratuita. Os ingressos começam a ser distribuídos às 19h. A peça tem classificação 18.

No Sesc, tem o show Zahytata, com Kaê Guajajara, artista indígena e moradora das favelas cariocas. Kaê traz assuntos e questões contemporâneas em seus shows, junto aos ritmos ancestrais indígenas e o funk carioca. Kaê canta, dança e performa de uma maneira quase ritualística em seus espetáculos. A apresentação tem início às 20h, no Auditório do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50, e os ingressos podem ser comprados por R$ 12 a meia entrada e R$ 25 a inteira, pelo site sescsp.org.br.

Hoje, na Oficina de Criação de Tecido Sem Costura, com Cláudia Coffi, vai ter confecção de estojo multiúso e nécessaire. Cláudia ensina o passo a passo de como fazer um estojo multiúso e uma nécessaire, utilizando a técnica patchglue. A oficina tem limitação de 15 vagas, com distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência. O evento gratuito começa às 19h30, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc.

Na programação da sétima edição do Festival Nacional de Teatro em Ribeirão Preto, hoje tem a peça teatral Antropotomia, no Teatro Santarosa. Com duração de uma hora, o espetáculo se passa em um futuro distópico, onde a protagonista Amy é capturada por cientistas e presa em uma plataforma digital por ser uma mulher transexual e se revelar imune a um novo vírus; além de ser vigiada é também impelida a produzir conteúdo para ser publicado por essa plataforma de entretenimento. Porém, a partir da relação que Amy desenvolve com um cuidador, lembranças de seu passado de liberdade surgem e a colocam em um profundo estado de inquietação. A apresentação gratuita será no Teatro Santarosa, na Praça Rotary Club, 325, às 20h.

Também tem a exposição Coletiva de Artes Plásticas, organizada pelo Museu Casa de Portinari, em Brodowski. Essa exposição é realizada anualmente, há décadas, com o objetivo de preservar a memória e o legado de Portinari, além de abrir espaço aos artistas em seus múltiplos olhares e propostas estéticas plurais que enriquecem a cultura local. A exposição fica no Galpão das Artes, Rua João Brisotti, 128, no Centro de Brodowski, com horário de funcionamento de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada até dia 10 de setembro.

A Praça Senador Milton Campos, entre as ruas Laguna, Patrocínio e Cesário Mota, será palco de mais uma edição do Encontro de Malabares de Ribeirão Preto. O Encontro de Malabares esteve em pausa por alguns anos, mas retorna hoje, unindo-se aos batuques do Maracatu Chapéu de Sol para uma noite que combina malabarismo e música. O evento gratuito começa às 19h30, na Praça Senador Milton Campos.

Nas dicas de bares com música ao vivo, na Vila Dionísio o musicista Doma apresenta cover das músicas de Charlie Brown Jr. e rock nacional. O show começa às 22h, na Vila Dionísio, na Rua Eliseu Guilherme, 567. O ingresso deve ser comprado pelo site viladionisio.com.br ou presencialmente, e custa R$ 15.

*Estagiária, com orientação de Gabriel Mendeleh, edição de Rose Talamone.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.