Morte de Zé Celso Martinez é destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (6/7)

O dramaturgo, diretor e ator foi um dos principais expoentes das artes cênicas brasileiras

06/07/2023 - Publicado há 12 meses
José Celso Martinez - Instagram
José Celso Martinez – Instagram
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (6/7) traz como destaque a morte do dramaturgo, diretor, ator e símbolo das artes cênicas brasileiras, Zé Celso Martinez, aos 86 anos. O artista estava internado no Hospital das Clínicas da capital paulista desde a última terça-feira, depois que um incêndio tomou conta de seu apartamento. Ele teve 53% de seu corpo queimado, passou por uma cirurgia e foi sedado. Natural de Araraquara, Zé Celso deixa um enorme legado nas artes cênicas brasileiras. Conhecido pela excentricidade de suas peças e pela comunicação com o público, ele fundou, em 1958, a companhia teatral Oficina, uma das mais tradicionais de São Paulo e do Brasil. Além de Zé Celso, seu marido, Marcelo Drummond, com quem havia se casado no último mês e estava junto há cerca de 40 anos, e outras duas pessoas ficaram sob observação por inalação de fumaça.

O Teatro Municipal recebe o espetáculo de dança Força Fluida, da Companhia de Danças de Diadema, em parceria com o Sesc de Ribeirão Preto, que tem no repertório números criados pelo coreógrafo sul-coreano Jaeduk Kim. A apresentação é às 20h e os ingressos custam R$ 30,00 a inteira, R$ 15,00 a meia-entrada e R$ 10,00 para quem tem credencial plena do Sesc. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

O filme do CineCiência desta quinta é Duna, do diretor Denis Villeneuve. O longa apresenta um futuro distópico, em que o espaço se tornou um império intergaláctico comandado pelos nobres e Paul Atreides, filho da família mais importante do local, vive sob a pressão de grandes responsabilidades. A exibição é às 15h, no anfiteatro do bloco 4, o Bloco das Exatas, no campus de Ribeirão Preto da USP. A entrada é gratuita e livre para toda a comunidade, inclusive externa. Toda semana, o CineCiência traz um filme ou episódio de série relacionado à ciência.

A Casa Belas Artes de Cinema traz filme novo em cartaz a partir de hoje. É o longa A História da Minha Mulher, da diretora húngara Ildikó Enyedi, que mostra o capitão de um barco e seu amigo. A dupla entra em um café e o capitão aposta que vai se casar com a primeira mulher que entrar no estabelecimento em seguida, independente de quem seja. Este é um filme baseado na obra homônima do escritor Milán Füst. A sessão começa às 15h30. Além disso, a Casa Belas Artes ainda tem em cartaz O Último Ônibus, que apresenta a jornada de um idoso, acompanhado das cinzas de sua falecida esposa, pelas estradas do Reino Unido. O longa tem sessões às 14h e às 19h. Os ingressos para cada sessão custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada, mas o pagamento é apenas em dinheiro. A Casa Belas Artes de Cinema fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

A Biblioteca Sinhá Junqueira traz uma agenda recheada. Às 14h30, tem a oficina Minha História, com a jornalista e escritora Dani Penha, promovida pelo Instituto do Livro. Em seguida, às 15h, é a vez da vivência Territórios Corporais e Pesquisa de Si com Nayara Lima, com muitos jogos corporais e anatomia sensível. Por fim, às 17h, como acontece toda terça e quinta, o espaço recebe a oficina Griot, com Thay e Dani, que também é realizada pelo Instituto do Livro. Todas as atividades são livres para todos os públicos e gratuitas. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

Como já falamos no começo da semana, o Museu Casa de Portinari recebe, ao longo de todo o mês de julho, uma programação especial para a criançada. É o projeto Férias no Museu, que traz atividades e brincadeiras, desde pular corda até leitura e desenho livre, nos jardins do museu. A participação é gratuita para as crianças e a programação vai de terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 16h. O Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.

O Segundo Andar Speakeasy promove o primeiro episódio do ciclo de conversas Prismas: Mais do que uma série, um encontro de olhares. A curadoria e apresentação ficam por conta do filósofo, produtor cultural e diretor audiovisual Fabio Marques, que aborda a importância dos variados tipos de expressão artística na vida social. A roda de conversa começa às 20h e os ingressos custam R$ 20,00. O Segundo Andar Speakeasy fica na Avenida Anhanguera, 1.087, no piso superior do Empório Toscana, no Alto da Boa Vista.

Quem gosta de blues e rock acústico pode acompanhar o cantor e guitarrista Ernesto Rodarte, a partir das 20h30, na Toca do Jack. A casa, que reabriu recentemente, tem entrada a R$ 10,00 e abre às 19h. A Toca do Jack fica na Rua Marquês de Pombal, 124, nos Campos Elíseos.

Acontece, às 19h, mais uma edição do Samba Magnânimo, evento musical que toma a quadra da Escola de Samba Embaixadores. As atrações são, além do próprio Samba Magnânimo, o Maracatu Chapéu de Sol e o DJ Rogério Brito, que trazem no repertório muito samba rock e outros ritmos dançantes. A festa tem entrada gratuita. A quadra da Embaixadores fica na Rua Ribeirão Preto, 1.111, na Vila Carvalho.

O Seo Tibério Futebol Bar recebe o show Pagode do Lacerda convida Richard, a partir das 20h. A entrada é R$ 20,00 e o Seo Tibério fica na Arena Eurobike, dentro do Estádio Santa Cruz, do Botafogo, na Ribeirânia.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.