Pesquisa busca voluntários com depressão ou transtorno bipolar

Projeto é da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; voluntários saudáveis também podem participar

 20/01/2017 - Publicado há 7 anos
fmrp1jpg
Prédio da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto onde será desenvolvida a pesquisa – Foto: Acervo CCRP/ USP Imagens

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP procura voluntários saudáveis e com depressão, ou com transtorno de humor bipolar, para pesquisa que tem como objetivo ajudar no diagnóstico diferencial entre a depressão unipolar e a depressão bipolar.

Os voluntários saudáveis precisam ter entre 30 e 65 anos e não ter histórico de transtorno psiquiátrico ao longo da vida, nem ter parentes de primeiro grau com transtornos. A participação na pesquisa terá duração de 30 a 75 minutos, incluindo entrevista, coleta de sangue e entrega de recipientes para coletar saliva e poucos fios de cabelo.

Já os voluntários com depressão ou com transtorno bipolar devem ter entre 18 e 30 anos. Serão realizadas entrevista e coleta de sangue, com duração de 60 a 90 minutos.

A pesquisa é da doutoranda Itiana Castro Menezes do Programa de Saúde Mental da FMRP, com orientação do professor Mário Juruena. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail itianacm@gmail.com.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.