USP Ribeirão busca pesquisadores para orientar jovens cientistas

Pesquisadores e pós-graduandos vão orientar estudantes do ensino básico em projetos de iniciação científica

24/01/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/04/2018 as 10:26

Atualizado em 24 de janeiro de 2017, às 14h20

Foto: Divulgação
Integrantes do grupo “Estudando as Proteínas”, do programa Pequeno Cientista em 2016 – Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para os pesquisadores e pós-graduandos da USP interessados em participar do programa Pequeno Cientista, da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, ligado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O programa prevê o desenvolvimento de um pequeno projeto de iniciação científica envolvendo pesquisadores da USP em Ribeirão Preto e alunos da rede básica de ensino. Os orientadores acompanharão grupos estudantes que desenvolverão projetos de iniciação científica.

Os encontros ocorrem todas as quintas-feiras, das 15h30 às 17 horas,  durante o primeiro semestre deste ano. As atividades terminam com o Mural, um evento aberto ao público em que os estudantes são avaliados pelos resultados alcançados, nos moldes de um congresso científico.

A parceria é essencial para que as ações da Casa da Ciência tenham sucesso neste 17º ano de existência. A proximidade entre o pesquisador e aluno faz toda a diferença.

Os participantes terão direito a certificado referente à colaboração. A Casa da Ciência também desenvolve outros programas e projetos não-presenciais. Os interessados podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br ou pelo telefone (16) 2101-9308. As inscrições podem ser feitas até 31 de março.

A Casa da Ciência

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto teve início em 2001 com a criação do Centro de Terapia Celular (CTC) – integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, coordenado pelos professores Marco Antônio Zago e Dimas Tadeu Covas, ambos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

Unindo pesquisadores qualificados de um importante centro de pesquisa e a longa experiência na área educacional da professora Marisa, aposentada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP o projeto conquistou espaço dentro da Universidade e hoje coleciona parceiros constantes não só da USP de Ribeirão Preto como de outras unidades e instituições.

Mais informações: site www.casadaciencia.com.br

Eduardo Vidal/ Assessoria de Imprensa do CTC