CineCult e Coro Cênico Bossa Nossa são destaques no “Express Cultura” desta terça-feira (16/5)

Cinema e música compõem programação cultural na USP em Ribeirão Preto nesta terça e quarta-feira

16/05/2023 - Publicado há 1 ano
Teatro da USP em Ribeirão Preto recebe cinema e concerto nesta terça e quarta-feira- Foto: Monica Silvestre via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (16/5) traz como destaque as entrevistas com Eduardo Benedicto, coordenador do CineCult, que falou sobre o projeto, que exibe o documentário A Primeira Sessão (2009) no Teatro do Campus da USP. A entrada é livre para toda a comunidade e gratuita. O filme começa às 19 horas e faz parte das celebrações do Dia da Saúde Mental no campus. Após o longa, será realizado um bate-papo com a equipe do Centro de Orientação Psicológica (Copi) da USP.

Já a entrevista com o presidente do Coro Cênico Bossa Nossa, Odônio dos Anjos, e a representante da USP no projeto, professora Beatriz Ferreira, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, falaram sobre a apresentação do coro, nesta quarta-feira (17/5), como parte da programação da Semana da Enfermagem, com o espetáculo Fragmentos. A apresentação será às 20 horas, também no Teatro da USP, com entrada livre para todos os públicos e gratuita.

O Teatro Municipal recebe hoje a peça A Herança da Insanidade, do Grupo TPC. O espetáculo mostra a família Brasil Albuquerque, comandada por um rígido patriarca. Enquanto isso, os filhos e a esposa buscam manter a sanidade e lidam com a herança comportamental do homem. A apresentação começa às 20 horas, tem classificação indicativa de 12 anos e ingressos à venda na bilheteria, por R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada. O Teatro Municipal fica na Via São Bento.

O evento Maio Furta-Cor, que traz atividades voltadas à saúde mental materna ao longo de todo o mês, volta à Biblioteca Sinhá Junqueira. Na programação desta terça, o espaço recebe um bate-papo sobre a importância do autocuidado no equilíbrio da saúde mental e emocional das mães, a partir das 19 horas. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

Estão abertas as inscrições para o 48º Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo (Sarp), que anualmente seleciona projetos para uma exposição que será realizada no Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp). Serão selecionados 30 artistas, que receberão um prêmio de participação no valor de R$ 500,00 cada. Além disso, três deles serão premiados com R$ 10.000,00. As inscrições vão até 24 de junho, via formulário on-line que pode ser acessado neste link. A exposição dos 30 artistas escolhidos está programada para acontecer entre 4/8 e 21/10. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 323, no Centro.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.