A regularidade ideal da prática da atividade física

Para toda e qualquer prática de educação fisica, o melhor é consultar um profissional para não sobrecarregar o treino e causar fadiga

 07/03/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Há riscos para a prática de atividade física só aos finais de semana? É o que muita gente se pergunta e a resposta é a de que sim, há riscos, principalmente lesões musculares e ósseas, responde o professor José Carlos Farah. “Quando se pratica atividade física uma vez por semana, nosso corpo não tem tempo para se adaptar aos estímulos que o exercício fornece. E também, com o tempo de recuperação muito longo,  de um domingo para outro, por exemplo, esse único estímulo não é suficiente para provocar as adaptações necessárias para a melhora da saúde.” Além do mais, a intensidade da prática, muito alta em um único dia, pode levar às lesões.

Se o praticante está se iniciando numa modalidade esportiva, a dica é de que deve começar com intensidade leve e ir aumentando gradativamente até a moderada, de preferência de duas a três vezes por semana nessa fase inicial. Já um praticante experiente pode realizar atividade física de quatro a seis vezes por semana, sempre com um dia de descanso, “intercalando as intensidades de dia forte, dia fraco, dia médio”. Farah aconselha ainda que se consulte um profissional de educação física e um médico para avaliação das condições de saúde.

Ainda segundo o colunista, alguns estudos recentes mostram evidências que os riscos de lesões cardíacas não são significativos, quando se compara uma pessoa que faz atividade física num final de semana àquela que faz de forma contínua, mas são estudos preliminares. “Agora, os riscos de lesões musculares e ósseas são um fato, como já dito, e são muito grandes. Por outro lado, as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Conselho Federal de Educação Física estabelecem que a atividade física deve ser realizada de forma regular e contínua, e sempre obedecendo os limites individuais. Há o consenso mundial que 150 minutos por semana de atividade física moderada é bom para a saúde, ou 75 minutos de intensidade alta.” Um tempo dividido na semana e não em um dia só.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.