Curso on-line aborda tratamento farmacológico para a dependência de drogas

Com 32 horas de duração, curso on-line do Instituto de Ciências Biomédicas da USP vai abordar os mecanismos de ação e os efeitos agudos e crônicos das principais drogas lícitas e ilícitas e o tratamento da dependência

18/01/2023 - Publicado há 2 anos
Tratamento farmacológico para abuso de drogas é tema de curso no ICB-USP – Foto: Wikimedia Commons

.
Voltado para profissionais da saúde e da área de humanas, o curso Drogas de Abuso e Tratamento Farmacológico da Dependência está com inscrições abertas até 28 de fevereiro, neste link, pelo valor de R$ 150,00. O curso é promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e realizado em formato on-line entre 13 de março e 1º de maio, sendo duas horas de aulas teóricas e duas de atividades extras por semana.

As aulas serão organizadas em oito tópicos: Farmacologia e neuroadaptação; As bases neurológicas da dependência; Etanol; Tabaco; Maconha e LSD, Opioides; Psicoestimulantes (anfetamínicos, cocaína); e O potencial das vacinas no tratamento das dependências.

“O curso também abordará os riscos relacionados à instalação da dependência de medicamentos e as formas de minimizá-los”, afirma o professor Moacyr Aizenstein, que organiza o curso. “Os psicoestimulantes, usados para tratamento de TDAH, por exemplo, podem gerar dependência caso não se considerem alguns cuidados”, alerta.

Com formação em farmácia e bioquímica, Aizenstein é coordenador do Laboratório de Farmacologia Clínica do ICB. Fez seu pós-doutorado em psicofarmacologia na Universidade da Califórnia (UCSD) e é autor dos livros Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos e Introdução à Psicofarmacologia Clínica.

Além dele, duas professoras convidadas irão ministrar as aulas: Cleopatra da Silva Planeta, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujas pesquisas são focadas nas bases neurais da dependência de drogas; e Denise Moraes da Fonseca, do Departamento de Imunologia do ICB, que, entre outros estudos, investiga o uso da imunologia como possível ferramenta para o tratamento das dependências.

Inscrições: clique aqui. Serão fornecidos certificados aos alunos que obtiverem participação em 85% das aulas. Mais informações pelo e-mail aizenst@icb.usp.br ou pelo telefone (11) 96480-8557.

.

Texto adaptado de Acadêmica Agência de Comunicação