USP lança portal sobre a história cultural da edição ibero-americana

A USP está lançando o portal EDI-RED: História cultural da edição Ibero-americana (séculos 19-21), que tem como objetivo o de mapear e analisar o processo de construção do campo editorial contemporâneo a partir de uma perspectiva transnacional, transcontinental e interdisciplinar.

19/08/2016 - Publicado há 8 anos
portal
O portal se debruça sobre o período compreendido entre a consolidação da figura do editor moderno e do escritor profissional e a atual transformação da indústria editorial

A USP está lançando o portal EDI-RED: História cultural da edição Ibero-americana (séculos 19-21), que tem como objetivo mapear e analisar o processo de construção do campo editorial contemporâneo a partir de uma perspectiva transnacional, transcontinental e interdisciplinar.

O portal se debruça sobre o período compreendido entre a consolidação da figura do editor moderno e do escritor profissional, durante o século 19, e a atual transformação da indústria editorial decorrente de sua absorção por grupos de empresas de comunicação em massa. Pretende, assim, constituir-se em um observatório para descrever e analisar as relações entre internacionalismo literário e globalização comercial.

A iniciativa é da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Editora da USP (Edusp), da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional e do Centro Ibero-Americano (Ciba), em parceria com o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) e o Centro de Ciências Humanas e Sociales.

O lançamento foi realizado durante a conferência, promovida nos dias 18 e 19 de agosto, no Espaço Integrado das Artes da USP (antigo Museu de Arte Contemporânea), na Cidade Universitária, que teve como convidados docentes de universidades brasileiras e estrangeiras e profissionais da área editorial. No evento, foram discutidos temas como tradução, a edição literária na era digital e a produção de livros no Brasil.