Equipe da USP é tetracampeã na competição Fórmula SAE Brasil

A competição propicia a estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula

08/12/2016 - Publicado há 7 anos
Foto: Equipe EESC USP Formula SAE
Time é formado por estudantes de engenharia da USP em São Carlos – Foto: Equipe EESC USP Fórmula SAE

A Equipe EESC USP Formula SAE se classificou como campeã geral na 13ª competição Fórmula SAE Brasil, realizada em Piracicaba (SP) entre os dias 24 e 27 de novembro. Com o prêmio, a equipe se tornou tetracampeã nacional, tendo vencido também nos anos de 2004, 2005 e 2015.

A competição tem como objetivo propiciar a estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing.

A equipe vencedora é formada por estudantes de engenharia do campus da USP em São Carlos. Todo o protótipo é concebido pelos estudantes, desde seu projeto até a manufatura e montagem. Além da classificação geral, o time também ficou entre os primeiros colocados em seis das oito provas disputadas. Eles venceram a apresentação de Projetos, pelo terceiro ano consecutivo, a prova de Skid-Pad, pelo segundo ano consecutivo, além das avaliações de Enduro e Eficiência Energética. Já nas provas de Autocross e Custos e Manufatura, a equipe ficou em segundo lugar.

Orientados pelo professor do Departamento de Engenharia de Materiais (SMM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP Alvaro Costa, os alunos agora estão em busca de patrocinadores e se preparam para participar da etapa internacional da competição, que ocorrerá em Michigan, nos EUA, em maio de 2017.

Mais informações: (16) 3373-8861, site www.eesc.usp.br/formulaemail formula.dir@gmail.com

Com informações da Assessoria de Comunicação da EESC e da SAE Brasil