USP é a universidade mais empreendedora do Brasil

Índice foi elaborado por um conjunto de entidades estudantis lideradas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior)

 17/11/2016 - Publicado há 7 anos
Ilustração: Freepik

A USP é a universidade mais empreendedora do Brasil. Esta é a conclusão do primeiro Índice de Universidades Empreendedoras do Brasil, elaborado por um conjunto de entidades estudantis lideradas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

Lançado no dia 10 de novembro, na sede do Ministério da Educação, em Brasília, o índice tem como proposta mostrar as iniciativas de instituições de ensino superior no Brasil que mais incentivam o empreendedorismo, dentro e fora da sala de aula. O conceito de Universidade Empreendedora foi desenvolvido por meio de uma pesquisa on-line, que contou com a participação de 4 mil estudantes universitários de todo o País.

Além da Brasil Júnior, participaram da elaboração do ranking a Organização Jovem de Liderança do Mundo, a rede de bolsistas e ex-bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras, Enactus Brasil e a Associação dos Estudantes Brasileiros que estão fora do Brasil.

A pesquisa foi elaborada a partir de três questionamentos: o que é uma universidade empreendedora? O que influencia para uma universidade mais empreendedora? O que pode ser replicado para uma universidade mais empreendedora?

Já o índice usou seis eixos para identificar as boas práticas: cultura empreendedora, atividade de extensão, inovação, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. A seleção fez um recorte entre as cem universidades mais renomadas e uma classificação entre as 42 com destaque na avaliação.

Em primeiro lugar está a USP; em segundo, a Universidades Estadual de Campinas (Unicamp); em terceiro, a Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio); em quarto, a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar); em quinto, a Universidade Federal do Ceará (UFC); e, em sexto, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Acesse o índice completo na página da Brasil Júnior.

Universidades Empreendedoras

Para marcar o lançamento do ranking em São Paulo e discutir o empreendedorismo nas entidades de ensino superior, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica promovem, no próximo dia 21 de novembro, das 14 horas às 16h30, o primeiro debate sobre Universidades Empreendedoras.

A programação inclui, dentre os convidados, especialistas da área de inovação e empreendedorismo, incluindo uma das referências internacionais no campo do desenvolvimento alicerçado pelo conhecimento, um dos coautores do modelo da Hélice Tríplice e presidente da Triple Helix Association, Henry Etzkowitz.

A Hélice Tríplice, desenvolvida por Etzkowitz e Loet Leydesdorff, consiste em um modelo que tem “a universidade como indutora das relações com as empresas (setor produtivo de bens e serviços) e o governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica), visando à produção de novos conhecimentos, à inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico”.

Etzkowitz apresentará a iniciativa Global Entrepreneurial University Metrics (GEUM), iniciada, em 2015, por universidades do Brasil, China, Estados Unidos, Rússia, Finlândia e Holanda. No Brasil, a GEUM engloba pesquisadores da USP, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Com entrada gratuita, o encontro será realizado na Sala de Eventos do IEA, localizada na Rua da Praça do Relógico, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo, e terá transmissão on-line. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Da Assessoria da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.