Heresia é tema de novo episódio do podcast Estudos Medievais

Pesquisadores discutem a origem do termo e os principais movimentos tidos como heréticos na Idade Média pela Igreja; podcast integra o Guia de Estudos Medievais, com conteúdos de especialistas no período

 10/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/07/2022 as 12:58

Questionadores, eruditos, dialéticos. Estes atributos poderiam estar associados a alguém considerado herege? O Laboratório de Estudos Medievais (Leme) da USP explica a origem do termo “heresia” e como a Igreja se apropriou dele como um eficiente instrumento de combate a contestações. A heresia é tema do 23º episódio do podcast Estudos Medievais, produzido pelo Leme com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Neste episódio, o podcast recebe Rafael Bosch, pós-doutorando da USP, para uma apresentação sobre as heresias na Idade Média. O pesquisador descreve as principais características dos movimentos que foram classificados como heréticos pelas autoridades eclesiásticas e como elas lidaram com alguns desses movimentos, especialmente em períodos anteriores à criação da Inquisição. Ouça no player abaixo:

Estudos Medievais é um podcast dedicado à Idade Média. Nele, é possível encontrar conteúdos sobre as mais diversas áreas, como História, Arqueologia, História da Arte, Antropologia, entre outras.

Acessível nas principais plataformas de streaming, o podcast também está disponível no site Guia Medieval, um indexador de conteúdos produzidos por especialistas latino-americanos sobre a Idade Média. O material indexado no Guia Medieval tem temas e formatos variados – de livros e artigos a podcasts e vídeo-aulas – de autoria de pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica e México.

Leme

O Laboratório de Estudos Medievais (Leme) congrega professores, pesquisadores e estudantes para o desenvolvimento de estudos e de atividades na área de História Medieval. Criado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o laboratório tem, atualmente, outros núcleos em nove universidades: UNICAMP, UFMG, UFG, UNIFESP, UFTM, UFFS, UFVJM, UFOP e UFPE.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva, o grupo pesquisa nos mais diversos campos dentro do período medieval, em História e em Arqueologia. Os estudos contemplam assuntos variados, como antiguidade tardia, francos, justiça, realeza, crises, fome etc.  

Além do Estudos Medievais, o Leme também produz as séries Mundus – voltada para o diálogo com especialistas do período que atuam fora do Brasil – e Perfil – que aborda a biografia de personagens da Idade Média, buscando conectar as suas trajetórias com as questões mais amplas da época em que viveram.

Confira todos os podcasts do Leme aqui.

Em parceria com o grupo de estudos Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas, o Leme lançou, no mês passado, “Os Triunfos de Tarlac”. O jogo de tabuleiro de descoberta científica foi desenvolvido para estudar os efeitos de mudança climática e abalos econômicos – associados ao fenômeno conhecido como a Pequena Era do Gelo – sobre uma série de conflitos militares que assolou a Irlanda entre 1276 e 1318. É possível acessar o manual do jogo e imprimir o jogo no site do laboratório. 

Saiba mais em:
https://leme.fflch.usp.br
Instagram: https://www.instagram.com/lemeusp
Facebook: https://www.facebook.com/lemeusp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.