A relação pouco conhecida entre Putin e Ivan Ilyin

Segundo Alberto do Amaral, o filósofo fascista pensava que a Rússia desempenharia um papel libertador da decadência ocidental

 22/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

O filósofo russo Ivan Ilyin (1883-1954) é o guia intelectual do presidente Vladimir Putin e é um intelectual que prega a violência, além de defender que a Ucrânia é parte da Rússia. Fascista, Ilyin tem uma filosofia que se presta aos ideais do presidente Putin e à oligarquia Russa. Ele acreditava que conseguiria libertar a Rússia da decadência ocidental e assim o país se tornaria um porta-voz do novo mundo.

Ilyin tinha ainda a ideia de que a política é a arte de identificar e neutralizar o inimigo. A lei é um vínculo entre o capricho do redentor e o dever de todas as pessoas de obedecer esse capricho. E, para finalizar, o filósofo acreditava que a Rússia precisava de um redentor que pudesse superar a factualidade, já que ele era contrário aos fatos.

De acordo com o colunista, o pensamento do filósofo Ivan Ilyin hoje está incorporado não só no presidente Vladimir Putin, mas também nas várias lideranças russas, no sentido de ser preciso que a Rússia desempenhe um papel libertador “e que toda a influência do Ocidente, do comunismo, tinha sido uma manifestação da decadência do Ocidente enviado à Rússia e que a Ucrânia seria uma espécie de porta-voz dessa mensagem ocidental a ser eliminada”.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.