Reitor visita as instalações do Genoma USP

Localizado na Cidade Universitária, o Genoma USP é o maior centro de atendimento a pessoas com doenças genéticas da América Latina

 08/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 11/03/2022 as 12:10
Por
Durante a visita, o reitor reuniu-se com pesquisadores que apresentaram as principais atividades do Centro – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e o pró-reitor de Pesquisa, Paulo Alberto Nussenzveig, visitaram na tarde de ontem, dia 7 de março, o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco (Genoma USP), do Instituto de Biociências.

Os dirigentes se reuniram com a coordenadora do Genoma, Mayana Zatz, e com pesquisadores que apresentaram as instalações e algumas das pesquisas realizadas pelo Centro.

O Genoma USP é o maior centro de atendimento a pessoas com doenças genéticas na América Latina. Representa a continuidade do trabalho do professor Oswaldo Frota-Pessoa, um dos pioneiros da genética médica no Brasil, que iniciou o atendimento a famílias carentes com doenças genéticas na década de 1960. Com a inauguração de prédio de atendimento em 2000, cerca de 100 mil pessoas, pertencentes a famílias com afetados por diferentes patologias foram atendidas por uma equipe multidisciplinar.

O Centro realiza pesquisas em genética humana e médica, mantém um serviço de aconselhamento genético e testes genéticos para a população e desenvolve atividades ligadas à educação e à transferência de tecnologia. Os estudos do Genoma incluem temas emergentes relevantes para a sociedade, como a susceptibilidade genética responsável pela microcefalia em bebês expostos ao vírus da zika e, atualmente, a procura de variantes genéticas responsáveis pela variabilidade clínica da covid-19.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.