USP oferece curso gratuito de verão nas áreas da psicologia e enfermagem psiquiátrica

Serão 400 vagas para a quarta edição do “Curso de Verão” dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Enfermagem Psiquiátrica; as inscrições vão até 28 de janeiro

 24/01/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 26/01/2022 as 14:41
Por

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), ambas da USP, promovem a quarta edição do Curso de Verão, que está com as inscrições abertas até o dia 28 de janeiro. Serão 400 vagas destinadas a alunos dos últimos anos de cursos de graduação em saúde de instituições de ensino públicas ou particulares e profissionais recém-formados das diferentes áreas da saúde.

O curso, que tem como objetivo divulgar temas sobre saúde e sua articulação com as áreas de enfermagem psiquiátrica e psicologia para membros da comunidade interessados em conhecer diferentes assuntos que estão sob investigação científica, é coordenado pela professora Clarissa Mendonça Corradi-Webster, da FFCLRP, com a vice-coordenação do professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP, Fabio Scorsolini Comin. 

Nesta edição, a programação será composta de palestras ministradas por pós-graduandos sobre temas estudados nos Programas de Pós-Graduação da Enfermagem Psiquiátrica e da Psicologia, que vão acontecer remotamente nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. 

No dia 14, serão ministradas as seguintes palestras: Criança e adolescente em situação de vulnerabilidade: maus-tratos e delinquência juvenil; O método da cartografia na pesquisa em Psicologia e Educação; Saúde e Educação: contribuições da abordagem histórico cultural; Competências socioemocionais e de carreira; e Tecnoestresse no trabalho

Já no dia 15, vão acontecer as palestras As necessidades psicossociais e sua singularidade; Produção de subjetividade na contemporaneidade; Psicologia Decolonial: repensando contextos islâmicos e árabes; Construcionismo social: pesquisa e prática; Vulnerabilidade social, saúde mental e determinantes sociais da saúde; e Transtornos alimentares. 

No dia 16, as palestras serão: Sobre a morte e o morrer; Estado, política e saúde: possibilidades de pesquisa a partir das Ciências Sociais em Saúde; Inclusão da família no planejamento da assistência em enfermagem; O papel da família no contexto de comportamento suicida entre adolescentes; e Perspectivas atuais do cuidado a saúde mental dos profissionais de saúde. 

Para a aprovação, os alunos precisarão possuir, no mínimo, 75% de frequência, o que corresponde a uma carga horária mínima de 16 horas e 30 minutos. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. 

Mais informações: cursodeverao@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.