Cinusp exibe filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Oito produções serão mostradas em sessões promovidas pelo Cinema da USP (Cinusp), na Cidade Universitária

 24/10/2016 - Publicado há 7 anos
Por
Eldorado XXI, Direção Salomé Lamas - Foto: Divulgação/Cinusp
Eldorado XXI, direção de Salomé Lamas – Foto: Divulgação/Cinusp

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Cinema da USP (Cinusp) exibe uma seleção de filmes da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O Cinusp fará a apresentação de oito filmes de diferentes países, dentro dos programas Novos Diretores e Perspectiva Internacional.

Meus Irmãos e Irmãs do Norte_ Direção Subg-Hyung Cho - Foto: Divulgação/Cinusp
Meus Irmãos e Irmãs do Norte, direção de Sung-Hyung Cho – Foto: Divulgação/Cinusp

Um dos filmes que serão apresentados pelo Cinusp é Eldorado XXI (2016), uma coprodução franco-portuguesa do diretor Salomé Lamas, que mostra cenas filmadas em Eldorado, localizado nos Andes peruanos e caracterizado como um local assombroso e misterioso. Outro filme é Meus Irmãos e Irmãs do Norte (2016), da diretora Sung-Hyung Cho, produzido pela Alemanha, que mostra a população da Coreia do Norte e suas características sem estereótipos.

Irmandade, Direção Pepe Diokno - Foto: Divulgação/Cinusp
Irmandade, direção de Pepe Diokno – Foto: Divulgação/Cinusp

O Cinusp apresentará também Irmandade (2015), uma produção de Cingapura, com direção de Pepe Diokno. A obra é um ensaio cinematográfico sobre a cidade natal do cineasta, Manila. Em Nome da Honra (2015) é do diretor Pawel Gula e produzido por Polônia, Estados Unidos, Índia, Jordânia e Palestina. O filme faz a exposição de casos assustadores de mortes por honra na Índia, na Jordânia e na Palestina.

Em Nome Da Honra, Direção Pawel Gula - Foto: Divulgação/Cinusp
Em Nome Da Honra, direção de Pawel Gula – Foto: Divulgação/Cinusp

II Solengo (2015) tem Matteo Zoppis e Alessio Rigo de Righi na direção e produção da Itália e Argentina. O filme se passa na parte rural da região do Lazio, na Itália, mostra um grupo de caçadores da área e recorda a vida de Mario de Marcella, um eremita conhecido como “II Solengo”.

Il Solengo, Direção Matteo Zoppis, Alessio Rigo de Righi - Foto: Divulgação/Cinusp
Il Solengo, direção de Matteo Zoppis e Alessio Rigo de Righi – Foto: Divulgação/Cinusp

A mostra será marcada também pela apresentação de filmes da diretora norte-americana Bette Gordon,  reconhecida por incentivar a representação feminina no cinema. O Cinusp mostrará três filmes de Bette Gordon: Variety, de 1984, Handsome Harry, de 2009, e O Afogamento, lançado neste ano.

Variety, Direção Bette Gordon - Foto: Divulgação/Cinusp
Variety, direção de Bette Gordon – Foto: Divulgação/Cinusp

Variety retrata Christine, uma mulher que trabalha na bilheteria de um cinema pornô e se torna obcecada em seguir e observar um dos frequentadores do local de maneira quase erótica. Handsome Harry é a história de um homem que busca o perdão de antigos amigos. O filme O Afogamento tem como personagem principal Tom Seymour, um psicólogo infantil. Ele mergulha em um rio quase congelado para resgatar um homem afogado e percebe que o sujeito é o mesmo que foi condenado por um chocante assassinato 12 anos antes, em um julgamento no qual depôs como especialista. Quando o rapaz reaparece na vida de Tom, ele é arrastado para uma nova e perigosa investigação do caso.

Handsome Harry, Direção Bette Gordon - Foto: Divulgação/Cinusp
Handsome Harry, direção de Bette Gordon – Foto: Divulgação/Cinusp

De acordo com Thiago André, coordenador do Cinusp, a mostra é uma das mais importantes do mundo e é fundamental para a formação cinematográfica. “É ótimo para o Cinusp participar da mostra porque recebe obras contemporâneas que melhoram a programação e aumentam o público”, diz André.

O Afogamento, Direção Bette Gordon - Foto: Divulgação/Cinusp
O Afogamento, direção de Bette Gordon – Foto: Divulgação/Cinusp

.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro em 35 endereços. As sessões do Cinusp serão realizadas no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

 

O Cinusp na Mostra de Cinema 

Confira abaixo as sessões da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que serão exibidas pelo Cinusp, no Auditório A do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é grátis.
Dia 24 de outubro (segunda-feira)

16h. Eldorado XXI

19h. Il Solengo

Dia 25 de outubro (terça-feira)

16h. Meus Irmãos e Irmãs do Norte

19h. Irmandade

Dia 26 de outubro (quarta-feira)

16h. Handsome Harry

19h. O Afogamento

Dia 27 de outubro (quinta-feira)

16h. Em Nome da Honra

19h. Variety


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.