Livro gratuito orienta população desde aspectos gerais da covid-19 até fake news

Obra digital, elaborada por cientistas e divulgadores científicos, é acessível para toda a comunidade

19/11/2021 - Publicado há 2 anos
Foto: Reprodução

Pensando em levar o conhecimento científico sobre o novo coronavírus de forma objetiva e acessível para toda a população, cientistas e divulgadores científicos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, da União Pró-Vacina (UPVacina) e Rede Análise Covid-19 criaram o livro digital Tudo que você precisa saber sobre a covid-19. Doença, prevenção e fake news.  A obra é gratuita e pode ser acessada por aqui.

Assuntos abordados

Carolina Patrícia Aires Garbellini – Foto: FCFRP/USP

Por meio de artes, ilustrações, vídeos e áudios dispostos no livro de 142 páginas, em linguagem clara, os leitores têm acesso a informações referente aos conceitos gerais sobre a covid-19, que incluem entre seus tópicos os sintomas da doença e a prevenção. A obra também aborda tratamentos, máscaras, vacinas e saúde mental na pandemia. Além disso, o livro reúne conteúdo sobre Fake news e desinformação relacionadas ao coronavírus. Em cada um dos conteúdos apresentados, é possível os leitores compartilharem os links com seus conhecidos, amigos e familiares.

“Esse é um livro vivo, construído com muito cooperativismo entre as mais diferentes áreas do conhecimento”, conta Carolina Patrícia Aires Garbellini, uma das autoras da obra e presidente da Comissão de Divulgação da FCFRP. “Todas as pessoas que participaram agregaram elementos importantes, sempre com o objetivo de informar o que sabemos até o momento sobre a covid-19” e, ainda, “representa a nossa reação perante a pandemia, nascida do inconformismo sobre a desinformação à qual fomos (e estamos) expostos desde dezembro de 2019, quando tivemos o primeiro relato da doença na China”. Para Carolina, a obra “representa uma atitude”.

Autores

O embasamento do livro se deu pelos materiais trabalhados no curso Retomada às atividades presenciais: o que precisamos saber sobre a covid-19, promovido pela FCFRP e que teve início em setembro de 2020, junto à UPVacina e Rede Análise Covid-19. São autores do material, além de Carolina, Wasim Aluísio Prates Syed (FCFRP, UPVacina), Marina Corbani, Instituto de Biociências (IB) da USP, Mellanie Fontes-Dutra (UPVacina, Rede), Letícia Sarturi (UPVacina), Nathália Pereira da Silva Leite (UPVacina), Isaac Schrarstzaupt (Rede), Marcelo Bragatte (UPVacina, Rede), Fábio Scorsolini-Comin, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Carlos Simonetto (Vidya Academics), Laila Blanc (UPVacina) e Larissa Brussa Reis (UPVacina e Rede).

É possível acompanhar os trabalhos da FCFRP pelo Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter. A União Pró-Vacina, iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo Ribeirão Preto da USP, também está presente nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter.

Clique no link para baixar o material gratuito: https://sites.google.com/fcfrp.usp.br/fcfrp-usp/

Mais informações: airescp@fcfrp.usp.br e (16) 3315-0485.