Maratona ensina a melhorar redação de artigos acadêmicos em língua inglesa

Evento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP dirigido aos alunos de pós-graduação da Universidade tem inscrições abertas; vagas são limitadas

15/11/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Freepik

.
O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), que faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vai promover nos dias 3 e 10 de dezembro, das 14 às 17 horas, uma maratona para auxiliar alunos de pós-graduação da USP na melhoria da redação de seus artigos acadêmicos escritos em língua inglesa para publicação. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo formulário on-line neste link.

A Maratona de Escrita Acadêmica é gratuita, com carga horária de 6 horas, distribuídas em duas aulas de 3 horas. O evento será realizado no formato on-line pela plataforma Zoom e, para participar, o aluno deve possuir um texto em andamento já escrito em inglês. Não serão avaliados textos traduzidos por ferramentas automáticas.

Durante o primeiro encontro, será abordada a estrutura do artigo acadêmico para publicação com destaque para os textos dos alunos e seus problemas ou aspectos a serem melhorados. Os participantes terminam a primeira etapa com uma lista de itens a serem melhorados. Depois, no segundo encontro, os alunos apresentarão o texto com as mudanças e será discutido novamente com os tutores.

Sobre a escrita acadêmica na USP

Semelhante à atuação dos grandes centros de escrita, o LLAC atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais de graduandos e pós-graduandos. O objetivo é identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.

Além de auxiliar o público da USP na redação de trabalhos acadêmicos, o laboratório também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística.

Confira o trabalho realizado pelo laboratório no e-book Pesquisas sobre letramento em contexto universitário: a produção do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP.

Saiba mais sobre o LLAC clicando neste link.

Para fazer a inscrição na Maratona de Escrita Acadêmica clique aqui.

Com informações da FFLCH e Poli-USP