Como se escreve na universidade? Laboratório da USP promove oficinas para contar

Disponíveis no YouTube, as oficinas do Laboratório de Letramento Acadêmico abordam os principais gêneros da produção textual acadêmica; alunos podem solicitar atendimento

05/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 08/07/2021 as 0:31
Laboratório da USP ajuda a aprimorar escrita no contexto acadêmico – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Seja na graduação ou na pesquisa, a escrita acadêmica é uma necessidade comum a estudantes de qualquer área. A escrita é uma forma de avaliação que acompanha a trajetória de alunas e alunos, desde fichamentos, resumos e relatórios até os grandes trabalhos finais, como TCCs, dissertações e teses.

Mesmo fora do contexto universitário, o texto faz parte da produção do conhecimento em sua forma escrita ou oral. Mas como saber se o seu texto está adequado para cada situação de comunicação?

O Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), que faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, é um espaço colaborativo para aprimorar a escrita. Desde 2011, promove ações de tutoria a estudantes da Universidade e, mais recentemente, passou a produzir eventos abertos ao público. São jornadas, rodas de conversa e oficinas que auxiliam estudantes e pesquisadores a escreverem de maneira autônoma e crítica.

Semelhante à atuação dos grandes centros de escrita, o LLAC atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais de graduandos e pós-graduandos. O objetivo é identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.

Além de auxiliar o público da USP na redação de trabalhos acadêmicos, o laboratório também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística.

.

No dia 9 de junho , o LLAC promoveu a oficina Práticas de produção textual: como se escreve na universidade – A perspectiva do Laboratório de Letramento Acadêmico – USP. O evento teve por objetivo apresentar e explicar para os alunos USP como funcionam os serviços do LLAC, abordar a necessidade do letramento acadêmico e expor alguns gêneros textuais trabalhados na universidade.
.

E-book Pesquisas sobre letramento em contexto universitário: a produção do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP, organizado pelas fundadoras do laboratório. Clique sobre ele para baixar ou ler

Alunos de graduação, pós-graduação e docentes da USP podem solicitar os serviços de tutoria do LLAC para alcançar independência na produção de seus textos. Atualmente, os atendimentos são oferecidos para as línguas inglesa, francesa e portuguesa.

O atendimento é gratuito e realizado via Skype ou Google Meet, com agendamento prévio. Para agendar a tutoria, envie um e-mail para:

Francês: letramento.academico.frances@gmail.com

Inglês: letramento.academico.ingles@gmail.com

Português: letramento.academico.frances@gmail.com

Saiba mais sobre o LLAC clicando neste link.