Série de webinários apresenta dicas para quem precisa aprender ou ensinar inglês acadêmico

Especialista na escrita acadêmica em língua inglesa vai tratar do tema em cinco encontros com transmissão pela internet, todas as sexta-feiras de julho

29/06/2020

Poder escrever e apresentar projetos e trabalhos em inglês é um dos desafios de estudantes e pesquisadores de graduação e pós-graduação. Para ajudar no ensino e aprendizagem dessa tarefa existe o inglês acadêmico, modalidade que foca na leitura, na escrita e na compreensão oral, e que será tema de uma série de webinários em julho, promovidos pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP em parceria com Embaixada e Consulado Geral dos Estados Unidos.

Dirigidos à comunidade USP, os webinários serão apresentados pela especialista em língua inglesa do Departamento de Estado dos Estados Unidos Jamila Barton em cinco sessões, todas as sextas-feiras, entre 3 e 31 de julho de 2020, das 14h às 15h15. O evento será em inglês, mas será possível realizar perguntas em português ou inglês. O link para inscrições ficará disponível durante cada transmissão e os inscritos receberão certificados.

No evento, a especialista abordará questões tanto para quem quer aprender o inglês acadêmico quanto para quem ensina. No dia 3 de julho, o evento trará uma visão atual sobre a escrita acadêmica em inglês, buscando mostrar os conceitos de ensino e de aprendizagem para o participante poder se situar entre as diversas abordagens. No segundo encontro, dia 10 de julho, o tema será o planejamento e o desenvolvimento de um curso com base na metodologia backward design (planejamento reverso). Opções de vocabulário e gramática são o tema do terceiro encontro, no dia 17 de julho, com a abordagem do Corpus of Contemporary American English (COCA). No dia 24 de julho, o tema será o ensino on-line de escrita acadêmica com dicas para o uso da ferramenta Google Classroom. No último encontro, dia 31 de julho, o evento trará estratégias e ferramentas eletrônicas para a escrita acadêmica de pós-graduandos. Confira mais na programação abaixo.

 
Jamila Barton, especialista em inglês acadêmico - Foto: Divulgação/US Departament of State

14h00 às 15h15

Escrita acadêmica em inglês: temas atuais

Conceitos sobre ensino e aprendizagem da escrita em língua estrangeira no contexto de diversas abordagens e temas como escrita processual, estruturalismo, teoria comunicativa, gêneros textuais e análise crítica do discurso. O objetivo é os participantes poderem se situar e aplicar esses conceitos em seus próprios contextos de ensino e aprendizagem da escrita acadêmica em inglês.

14h00 às 15h15

Backward Design no ensino de inglês acadêmico: objetivos de aprendizagem, planejamento e avaliação

Etapas de desenvolvimento de um curso de inglês para fins acadêmicos (EAP) com base nos princípios do backward design (planejamento reverso). Aborda como descrever objetivos e resultados mensuráveis de aprendizagem a partir do Quadro Comum de Referência para Línguas (CFR) para planejar e desenvolver um curso de EAP.

14h00 às 15h15

Usando o COCA na escrita acadêmica em inglês

Aprenda a consultar o Corpus of Contemporary American English (COCA), à disposição da comunidade USP, para identificar opções de vocabulário e gramática para aprimorar sua escrita acadêmica em inglês.

14h00 às 15h15

Ensino on-line de escrita acadêmica em inglês usando o Google Classroom

Práticas recomendadas para ministrar um curso de inglês para fins acadêmicos usando o Google Classroom. Os participantes aprenderão como aumentar o envolvimento e a participação dos alunos, atendendo aos princípios de design universal para navegação, colaboração, tarefas, avaliações e gestão de uma sala de aula on-line.

14h00 às 15h15

Escrita acadêmica para alunos de pós-graduação: estratégias e ferramentas eletrônicas

Estratégias de escrita acadêmica para alunos de pós-graduação, com enfoque em artigos e trabalhos acadêmicos para congressos. Discutiremos o papel da análise dos gêneros textuais e da consulta de corpora on-line para aprimorar a escrita profissional, bem como revisão e edição de texto.