Walter Colli recebe o título de Professor Emérito da USP

O título é concedido a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade

11/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/08/2021 as 10:41
(Da esq. p/ dir.) O secretário geral da USP, Pedro Vitoriano de Oliveira; o diretor do IQ, Paolo Di Mascio; o professor Walter Colli; o reitor Vahan Agopyan; e o professor Hernan Chaimovich, na cerimônia na Sala do Conselho Universitário, na qual foram seguidos todos os protocolos sanitários – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma cerimônia on-line, transmitida da Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, no dia 10 de agosto, marcou a entrega do título de Professor Emérito ao docente do Instituto de Química (IQ), Walter Colli.

A concessão da honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário, no dia 9 de março deste ano, quando também foram homenageados os professores Antonio Candido de Mello e Souza, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e Erney Felício Plessmann de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

O título de Professor Emérito é concedido a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade. Desde a fundação da USP, em 1934, foram outorgados 20 títulos a docentes da instituição.

O evento teve início com a saudação a Colli, realizada pelo professor sênior do IQ, Hernan Chaimovich Guralnik, que falou sobre a trajetória profissional e acadêmica do docente. “Nosso homenageado se moldou na ciência, na Universidade, na política científica e tecnológica do País, sem nunca abandonar o sorriso, a paciência, a imensa dedicação ao trabalho e, claro, à família”, disse.

“Ter um reconhecimento como este da Universidade, para a qual dediquei grande parte da minha vida, desde 1958, é uma alegria e uma honra por ter sido escolhido no mesmo ato em que se presta tributo à memória de Antonio Candido e na companhia de Erney Camargo, amigo de longa data”, destacou o docente homenageado.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, ressaltou o comprometimento de Colli com a USP. “Neste momento em que enfrentamos muitos desafios em nosso país, é importante prestigiar colegas que são símbolo da luta e da resistência das instituições de ensino e pesquisa. Que seu exemplo nos dê forças para combater o obscurantismo que estamos vivenciando. Pessoas como você, que lutaram pela valorização da ciência, não o fizeram à toa e têm seguidores, que continuarão lutando para que esses ideais jamais sejam esquecidos”, afirmou.

Ao final do evento, foi apresentado um vídeo elaborado pelo IQ em homenagem ao professor.

O professor Walter Colli, na antessala do Conselho Universitário, após receber o título de Professor Emérito da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Quem é

Walter Colli é graduado em Medicina, doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina e livre-docente pelo Instituto de Química. Foi professor titular da USP de 1980 até 2009 e atualmente é colaborador sênior do IQ, onde foi diretor em dois períodos, de 1986 a 1990 e de 1994 a 1998, e recebeu o título de Professor Emérito.

Foi diretor do Instituto Butantan, em 1999, e do Instituto de Relações Internacionais da USP, entre 2006 e 2009. Teve participação ativa nos órgãos colegiados da Universidade, como o Conselho Universitário e a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert).

É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). É membro da Ordem do Mérito Científico do Brasil nas classes Comendador e Grã-Cruz.

Em 2014, foi agraciado com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, atuando principalmente na área de interação entre Trypanosoma cruzi e célula hospedeira. Durante 50 anos, ensinou Bioquímica e Biologia Molecular, anualmente, para estudantes de graduação.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.