Encontro discute modelo de coleta seletiva com inclusão de catadores

A iniciativa conta com apoio e organização da Faculdade de Saúde Pública e do Instituto de Energia e Ambiente da USP

05/10/2016 - Publicado há 8 anos
25112011Msantosagenuspcoopamare038
Seminário vai debater a gestão de cooperativas de catadores – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 25 de outubro, a USP realiza o seminário Intercâmbio de Práticas e Ferramentas de Gestão de Coleta Seletiva e de Organizações de Catadores. A iniciativa é uma parceria do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, do Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (Wiego) e do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A implementação do modelo de coleta seletiva com inclusão socioprodutiva de catadores é uma das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O seminário pretende contribuir para o entendimento do “estado da arte” no Estado de São Paulo e a troca de experiências bem- sucedidas de gestão de cooperativas de catadores.

A proposta é divulgar o Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o qual o IEE integra; promover diálogos sobre o “estado da arte” da coleta seletiva no Estado de São Paulo e na cidade de São Paulo, além de discutir a pesquisa acadêmica sobre coleta seletiva com inclusão socioprodutiva de catadores; e estimular a troca de experiência entre os gestores de cooperativas em suas várias interfaces.

Esse evento conta com o apoio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz (Umapaz) e Prefeitura de São Paulo.

O encontro começa às 9 horas, no Auditório Paula Souza da FSP, que está localizada na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo. O público-alvo são gestores públicos, organizações de catadores e pesquisadores do tema.

A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail comunicacao@iee.usp.br até se esgotarem as 120 vagas, enviando o nome, e-mail, cargo e instituição do interessado.

Confira a programação completa:

9h – Abertura dos trabalhos
9h05-9h15 – Apresentação do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Secretaria Executiva do Observatório
9h15-9h35 – Panorama da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo Cetesb
9h35-10h – Sistema Municipal de Coleta Seletiva com Inclusão de Catadores Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Prefeitura de São Paulo
10h-10h20 – Implantação de Coleta Seletiva nos Prédios Públicos do Município de São Paulo Umapaz – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz, Prefeitura de São Paulo
10h20-11h20 – Apresentação de resultados da pesquisa “Coleta Seletiva com e sem Catadores” FSP/USP, IEE/USP e Wiego – Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing Lançamento da Publicação “Gestão de Coleta Seletiva e de Organizações de Catadores:Indicadores e Índices de Sustentabilidade
11h20-13h – Diálogos
13h-14h- Intervalo de almoço
14h-14h20 – Coleta Seletiva com Inclusão na Cidade de São Paulo na Visão dos Catadores Coreji – Cooperativa de Reciclagem Jardim Ipanema
14h20-14h40 – Gestão de Organizações de Catadores na Visão dos Catadores Cooperativa Chico Mendes