Pesquisadores debatem epidemia de covid-19 no País sob a ótica das ciências humanas

Evento organizado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP pretende mostrar como a produção das ciências sociais e humanas influencia respostas sociais e impacta políticas públicas

09/06/2021 - Publicado há 3 anos
Evento destaca cooperação interdisciplinar e intersetorial entre profissionais, gestores e cientistas – Foto: Reprodução/Johns Hopkins Resource Center

.

Com o tema A Epidemia Brasileira de Covid-19 não é Apenas um Evento Viral, uma série de webinários organizados pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP vai apresentar a contribuição das ciências humanas e sociais para a gestão e a mitigação dos impactos da pandemia de covid-19 no País. O evento, nos dias 11, 14 e 15 de junho, é gratuito e terá transmissão on-line às 9 horas neste link.

No evento, alguns dos principais pesquisadores que estudam o tema vão apresentar trabalhos que mostram como a produção das ciências sociais e humanas tem influenciado e norteado respostas sociais e buscam impactar políticas públicas.

No dia 11 de junho, sexta-feira, os participantes abordarão a estratégia federal de disseminação da covid-19 no Brasil e analisarão o que deu errado com a estratégia de testagem no País, além de tratar das barreiras para o acesso às vacinas e proteção social que advém delas.

No dia 14, segunda-feira, os pesquisadores fazem um balanço da CPI da Covid-19, abordam a flexibilização das medidas de distanciamento social por governos locais, a gestão das secretarias de Saúde nos Estados, o financiamento da resposta dos governos locais e as desigualdades raciais no contexto da covid-19.

No dia 15 de junho, terça, os temas se relacionam às respostas da comunidade organizada, às avaliações dos eleitores sobre o presidente durante a pandemia, além da resposta dos cientistas à covid-19 e dos ataques à vacina CoronaVac nas mídias sociais.

Entre os palestrantes estão Deisy Ventura, da Faculdade de Direito (FD); Lorena Barberia, Tatiane Moraes Sousa, Luiz Cantarelli e Marcia Lima, todos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Mario Scheffer, Ester Sabino e Aluisio Segurado, da Faculdade de Medicina (FM); Carlos Lula, presidente do Conass e secretário de Saúde do Governo do Maranhão; Carlos Passarelli, da Unaids; Guilherme Loureiro Werneck, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Pedro Bruzzi, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); entre outros. A lista completa de participantes e a programação estão disponíveis neste link.

Os webinários da série A Epidemia Brasileira de Covid-19 não é Apenas um Evento Viral são organizados pelo Programa Ano Sabático do IEA, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Pela iniciativa, professores da Universidade afastam-se temporariamente das atividades didáticas para se dedicar integralmente à pesquisa no período de seis meses a um ano.

A Epidemia Brasileira de Covid-19 não é Apenas um Evento Viral
11, 14 e 15 de junho de 2021