Ferramenta do Centro de Estudos da Metrópole permite avaliação de governantes

27/09/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 13:12

20160927_01_ferramentaO Centro de Estudos da Metrópole (CEM), ligado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, desenvolveu uma plataforma utilizando bases de dados obtidas em pesquisas de opinião por dois institutos especializados: Ibope (Avaliação e Aprovação) e Datafolha (Avaliação).

A finalidade do projeto é apresentar resultados de pesquisas de opinião sobre presidentes e governadores, tornando disponível para pesquisadores e interessados em geral as informações trazidas pelos dois institutos.

Foto: Italo via Visual Hunt

Os dados do Datafolha se referem aos Presidentes da República de 1992 a 2014, os do Ibope remetem ao período entre 2000 e 2015. Já na avaliação de governadores são contemplados os Estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, de 1996 a 2016.

A plataforma permite que o visitante encontre o percentual do eleitorado que avalia cada governante como Ótimo/Bom, Regular ou Péssimo. O aplicativo permite também comparar as avaliações com indicadores da atividade econômica, de forma a associar o desempenho da economia com o nível de satisfação dos cidadãos.
O site é apresentado de forma a propiciar acesso e compreensão clara ao visitante, utilizando as ferramentas das ciências sociais, estatística e ciência da computação. A ferramenta também permite ao visitante baixar os dados das pesquisas.

A página do projeto pode ser acessada neste link.

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional do CEM