Canal no YouTube disponibiliza cursos de extensão da USP na área de humanidades

De clássicos da literatura à obra de J.K. Rowling na série “Harry Potter”, cerca de 170 vídeos de cursos de extensão estão disponíveis gratuitamente

25/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 27/05/2021 as 13:00
De Harry Potter a Revolução Francesa, cursos abordam vários temas da cultura, história e sociedade – Arte sobre foto/Wikimedia Commons

.

Os cursos de extensão na área de humanidades abertos ao público e oferecidos todos os semestres pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP são sempre bastante concorridos no período de inscrições e, mesmo no formato virtual, não atendem à demanda de interessados, mantendo um limite de participantes para garantir a qualidade das aulas. Pensando em atender este público, a FFLCH disponibilizou várias aulas em seu canal do YouTube, neste link.

No canal, há duas listas de reprodução, uma dos cursos de extensão de 2020, com 84 vídeos, e outra dos cursos que já foram oferecidos em 2021, com 86 vídeos. São aulas que buscam propiciar uma formação continuada aos alunos e profissionais das áreas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras, e para a sociedade em geral. Entre os cursos disponíveis no canal estão Harry Potter: caminhos interpretativos; As obras póstumas de J.R.R. Tolkien: uma homenagem a Christopher Tolkien; A literatura política de George Orwell; Interpretações do Brasil contemporâneo; Introdução às literaturas africanas de língua portuguesa; MPB e contracultura no Brasil; entre outros.

Com a suspensão das atividades presenciais na USP desde março de 2020, a promoção de cursos virtuais de cultura e extensão tem sido uma forma da faculdade continuar oferecendo diversas atividades à comunidade. A iniciativa proporcionou a participação de pessoas de fora da cidade e da região metropolitana de São Paulo, de outros Estados do Brasil e até do exterior.

No último mês de abril, por exemplo, a faculdade ofereceu mais de 4 mil vagas em 50 cursos on-line​​​​​, cuja procura foi bem expressiva e recebeu 18.972 inscrições para participar do sorteio das matrículas nos cursos. “Mais uma edição bem-sucedida, cumprindo o nosso papel de extensão neste quadro pandêmico nefasto”, ressaltou o presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Yuri Tavares Rocha, ao apresentar os números do Projeto Abril.

Confira todas as aulas disponíveis em vídeo:

Clique aqui para acesso aos Cursos de Extensão 2020

• As obras póstumas de J.R.R. Tolkien: uma homenagem a Christopher Tolkien
  • Ciência, segurança e saúde: Estudos urbanos sobre mortalidade e morbidade
  • Estudos intraurbanos e o movimento da violência
  • A literatura política de George Orwell
  • Interpretações do Brasil contemporâneo
  • Harry Potter: caminhos interpretativos
  • O Hino Homérico a Deméter e suas deusas
  • Democracias, crises e a atualidade de Tucídides
  • A periferia metropolitana depois do nosso fim de século
  • O Prometeu Moderno: Frankenstein e Capitalismo Tardio
  • Uma suave rudeza cruza o Atlântico: Diálogo entre Mário de Andrade & Adolfo Casais Monteiro
  • A vanguarda do livros russos infantis
  • Semiótica, enunciação e o discurso na internet
  • Os primórdios do cinema brasileiro moderno
  • Precursora de Austen: Evelina de Frances Burney
  • Machado de Assis em Jornal e em Livro o Caso de Três Contos de Papéis Avulsos
  • Debates políticos da Revolução Francesa
  • A imagem do pobre em quatro autores brasileiros

Clique aqui para acesso aos Cursos de Extensão 2021

• Guimarães Rosa na sala de aula
  • História Comparada da Escravidão: Brasil e Estados Unidos
  • Mulheres negras e a representação de seus amores na canção e na literatura em português
  • Cinema brasileiro moderno: cultura e política, 1963-1969
  • Marxismo Feminista Hoje
  • As políticas públicas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil
  • Autoritarismo Neoliberal
  • Arthur à Prova do Tempo
  • MPB e contracultura no Brasil
  • Invertendo os hemisférios: contribuições do Sul Global para o pensamento contemporâneo
  • Introdução ao Estudo das Línguas Indoarianas
  • Metamorfoses do Popular
  • A Semiótica Discursiva em diferentes aplicações: exercícios analíticos
  • Breve Introdução ao Pensamento de Pierre Bourdieu
  • Introdução às literaturas africanas de língua portuguesa

.

Grande demanda e inscrições por sorteio

Em 2020, a FFLCH realizou 290 cursos, com participação de 13.092 pessoas. Desde a 2ª edição dos Cursos de Inverno, que teve muita procura e congestionou o sistema de inscrição, os interessados se inscrevem para participar dos cursos da FFLCH e vão para o sorteio no sistema, que aleatoriamente seleciona pessoas para a matrícula. Esta nova forma foi determinada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP – responsável pela gestão dos cursos de cultura e extensão na Universidade – , com o intuito de dar mais eficiência e isonomia ao processo, e para não congestionar o sistema com a grande procura pelos cursos ao mesmo tempo.

Para ver o canal do Youtube da FFLCH USP clique aqui. Mais informações sobre os cursos de extensão pelo e-mail agenda@usp.br.​​​​​​​

Texto adaptado de Eliete Viana, da Assessoria de Comunicação da FFLCH