Projeto de informação sobre saúde na internet inscreve estudantes voluntários

Com participação de pesquisadores da USP em Ribeirão Preto, o projeto Fale com o Dr. Risadinha já atendeu mais de 370 mil pessoas com informações sobre a área da saúde para todos os públicos

29/04/2021 - Publicado há 3 anos
Site do Dr. Risadinha com os conteúdos educativos – Foto: Reprodução

.

Já pensou em contribuir para a disseminação de informações sobre saúde para crianças, adolescentes, famílias e profissionais da saúde na internet? O projeto Fale com o Dr. Risadinha, com sede na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, está com inscrições abertas, até 7 de maio, para alunos da área da saúde, educação e ciência da informação que desejam ser voluntários.

Os interessados devem ter conhecimento da língua inglesa, gostar de ler e escrever, ter interesse em como trabalhar no campo da saúde baseando-se em evidências científicas e ter interesse em se comunicar com a população. Os alunos selecionados vão contribuir para o aumento da divulgação do projeto e produzir novos conteúdos de importância para a população. Além disso, receberão treinamento para desenvolver as atividades.

O Fale com o Dr. Risadinha foi lançado há cinco anos e já atendeu cerca de 370 mil pessoas do Brasil e do mundo. A equipe é formada pelos professores Maria Cristiane Barbosa Galvão e Fabio Carmona e os pesquisadores Gustavo José Miranda da Cunha e Letícia Silva Barbosa, todos da FMRP, e com a colaboração do professor Ivan Luiz Marques Ricarte, da Unicamp.

.

Gustavo José Miranda da Cunha e Letícia Silva Barbosa, alunos da USP em Ribeirão Preto e voluntários do projeto – Fotos: Arquivo pessoal

.

Para a professora Maria Cristiane, a disseminação da informação em saúde para a população possui desafios. “Por exemplo, selecionar os conteúdos adequados para disseminação e de interesse para a população; usar linguagem compreensível para os diferentes públicos; estruturar a mensagem para que se torne mais atrativa; mensurar o impacto da informação disseminada na comunidade”, conta.

Para se inscrever como voluntários, os interessados devem enviar um e-mail para mgalvao@usp.br com uma apresentação e, depois, serão convidados para participar de uma reunião para explicação sobre o projeto no dia 7 de maio às 12h30 ou às 18h30.

Mais informações: http://www.drrisadinha.org.br/ ou mgalvao@usp.br  com a professora Maria Cristiane.