Especialistas debatem ancestralidade do povo brasileiro a partir de série da Netflix

Projeto Cinegenoma do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP faz uso de filmes e documentários para discutir ciência; evento no dia 12 de maio debate a série “Sankofa – a África que te habita”

 07/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 13/05/2021 as 10:55
Por
Foto: Reprodução / Netflix

.

Promover debates sobre a ciência e a genética a partir de filmes e documentários é o objetivo do Cinegenoma, iniciativa do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), do Instituto de Biociências (IB) da USP. Na próxima quarta-feira, dia 12 de maio, às 20 horas, o evento on-line e gratuito — que será transmitido pelo canal do Youtube do Genoma USP, neste link — realiza uma discussão sobre o documentário Sankofa – a África que te habita, de 2020. O vídeo fica disponível depois do evento para quem não conseguir acompanhar no dia.

A história, contada em dez episódios com duração de 25 minutos cada, resgata as origens dos africanos sequestrados e trazidos como escravos ao Brasil, expondo os registros de uma expedição pelos principais pontos de partida do tráfico negreiro. Também são mostrados elementos culturais, como religiões, danças e arquitetura, bem como locais de memória da escravidão.

A discussão, que será baseada nos quatro primeiros episódios da série, abordará não só a ancestralidade africana dos brasileiros, mas também a indígena e a europeia, partindo do ponto de vista genético, histórico e antropológico. 

A intenção do Cinegenoma é de unir a informação ao entretenimento, a partir do uso de filmes como material didático. Dentre as obras que já foram tema de debates anteriores, estão A Ilha, Vida Imortal de Henrietta Lacks, Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros e Gattaca.

Cinegenoma – Sankofa – a África que te habita

Ao vivo, dia 12 de maio, quarta-feira às 20h, no canal Genoma USP

Acompanhe o Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco:
youtube.com/genomaUSP
facebook.com/genomaUSP
instagram.com/genoma.usp

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.