Mulheres predominam no Trio Mana Flor e na banda Comadre Fulozinha

Os dois grupos foram destaque no programa “Vira e Mexe”, da Rádio USP, no dia 27 de março

 05/04/2021 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 27 de março de 2021, que apresentou mulheres no forró.

A banda Comadre Fulozinha – Foto: Reprodução
O Trio Mana Flor é um conjunto de forró formado exclusivamente por mulheres: Carol Bahiense (triângulo, sanfona e voz), Cimara Fróis (sanfona e voz) e Talita del Collado (zabumba, flauta, violão, percussão e voz). Outra banda em que as mulheres predominam é a Comadre Fulozinha, fundada em 1997 em Recife (PE), que tem nome inspirado numa lenda pernambucana.

Os dois grupos foram destaques do programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 27 passado, que continuou a fazer homenagem ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido no dia 8 de março.

Além do Trio Mana Flor e do Comadre Fulozinha, o Vira e Mexe apresentou outras mulheres que fazem a história do forró contemporâneo. O programa exibiu músicas interpretadas por Julia Simões, da Banda Buchicho, Janaina Pereira, da banda Bicho de Pé, Carla Cazarin, sucessora de Janaina como vocalista da banda Bicho de Pé, Tati Veras, da banda Raiz do Sana, Taís Nogueira, Nádia Maia, Bernardete França, Maria Paula, do Bando de Maria, Liv Moraes, Mariana Aydar e Alessandra Nicolas.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.