Os gângsters da “Coleção Amarela”

Marisa Midori continua falando sobre coleções editoriais brasileiras, e nesta semana destaca um dos títulos da “Coleção Amarela”

 05/03/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

Dando continuidade à série acerca das coleções editoriais brasileiras, no programa desta semana da coluna Bibliomania, a professora Marisa Midori fala da Coleção Amarela, que reunia os romances policiais da Globo. “Entre 1931 e 1956, a Amarela foi a série de maior retorno comercial da Livraria do Globo, lançando, em 25 anos, 156 títulos”, conta.

Sua dica de leitura é A Mão de Fu-Manchu, publicado em 1932, em que Sax Rohmer deu vida ao terrível vilão chinês. Segundo a professora, o autor “nos faz vivenciar um clima de terror, em meio à paisagem fria e nebulosa de Londres; sensação de medo que se amplifica ainda mais porque quase tudo se passa, ou começa, no ambiente abafado e tóxico do New Louvre Hotel”. Como diz Marisa, “como uma boa série de suspense policial, é pegar e não largar”.

A professora ainda relata que o vilão conquistou também o cinema. “Aliás, é preciso lembrar que todas essas séries editoriais que eclodem nos anos 30 vão igualmente parar na grande tela”, informa. E relembra: “Enquanto eu lia esses romances nos intervalos do trabalho na biblioteca do professor Edgard Carone, ou os trazia para casa, ele me contava sobre suas aventuras no cinema. A série de Fu-Manchu era exibida no cinema, em capítulos, como vemos hoje na TV. E ele esperava, ansioso, para ver a continuação em uma sala do bairro da Liberdade, em São Paulo. Como eu disse, é para maratonar!” E a professora adianta, a próxima será uma série para leitoras bem-comportadas.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.