Filme dirigido por ex-alunos da USP acaba de estrear nos cinemas

Elogiado suspense “Dente por Dente” está em cartaz com Juliano Cazaré, Paolla Oliveira e Renata Sorrah no elenco

08/02/2021 - Publicado há 3 anos
O protagonista do filme é Ademar, interpretado pelo ator Juliano Cazaré, que investiga o desaparecimento do sócio e descobre um esquema criminoso – Foto: Divulgação

Elogiado pela crítica e exibido no ano passado na 44ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, o thriller de suspense Dente Por Dente acaba de estrear nos cinemas de todo o Brasil. Dirigido por Júlio Taubkin e Pedro Arantes, egressos do curso de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o filme gira em torno de Ademar (Juliano Cazaré), sócio de uma empresa de segurança particular que presta serviço para uma grande construtora de São Paulo. No enredo, o protagonista investiga o desaparecimento de seu sócio Teixeira (Paulo Tiefenthaler) e, ao lado da mulher dele, Joana (Paolla Oiveira), descobre que o amigo estava envolvido em um esquema criminoso. Com 85 minutos de duração, o longa mostra a incansável busca de Ademar pela verdade, marcada por sonhos premonitórios assustadores. Ainda no elenco, Renata Sorrah e Aderbal Freire Filho.

Cartaz do filme – Foto: Divulgação/ Vitrine Filmes

O filme é uma produção da Massa Real, criada pelos diretores – antes mesmo de se formarem na USP em 2009 – e por Arthur Warren (roteirista) e Angelo Ravazi (um dos produtores). Segundo os diretores, o objetivo da produtora era desenvolver alguns projetos autorais. “Desses projetos, um deles era o Dente por Dente, na época um curta-metragem realizado como um exercício nessa estética de film noir e de detetive”, informa Arantes. O projeto foi ganhando corpo, e se transformou diversas vezes, até que a Massa Real se uniu a parceiros como a Glaz e a ATC Entretenimentos, viabilizando a produção.

Segundo os diretores, o filme é muito focado no protagonista, que é interpretado por Cazaré (Boi Neon, O Grande Circo Místico, Assalto ao Banco Central e Tropa de Elite, entre outros). “Nós sempre quisemos trabalhar com o Juliano, adoramos o trabalho dele, e acreditamos que ele tenha gostado bastante do roteiro, tanto que apostou na gente também e se entregou completamente para o filme”, explica Arantes.

As filmagens duraram cinco semanas e foram realizadas em São Paulo, principalmente nas regiões da Barra Funda e próximas ao rio Tietê. “Elas representam muito bem esse movimento de construção civil, de gentrificação bem intensivo que acontece em São Paulo, e que é o pano de fundo para a narrativa”, comenta Arantes. A trilha sonora acompanha o tom assustador e de suspense do filme e é assinada pelo compositor sul-coreano Mowg, do qual os quatro sócios são admiradores. “Ficamos muito felizes não só porque conseguimos sua colaboração, mas também porque o resultado excedeu todas as nossas melhores expectativas.”

Filme aborda a questão da violência social e a gentrificação nas metrópoles – Foto: Divulgação/ Vitrine Filmes

Formação uspiana

Segundo Arantes, a ECA foi importante para a formação e a entrada no mercado cinematográfico dos dois diretores. “Somos típicos estudantes de cinema, preocupados em entender o mercado, a crítica, o cenário da cinefilia em geral, e sempre nos perguntando onde nosso trabalho entra no meio disso. É preciso entender que a profissão de uma pessoa que trabalha com arte, entretenimento e cultura é mais do que simplesmente a técnica, o saber fazer, e que o trabalho faz parte de um contexto maior, social, político e econômico em que ele se enquadra. Essa visão geral e crítica sobre o mercado, aliada a uma forte ênfase em técnica, foi a grande qualidade de estudar Audiovisual na ECA”, conclui.

O filme Dente por Dente (85 min), dirigido por Júlio Taubkin e Pedro Arantes, acaba de estrear nos cinemas de todo o Brasil. O trailer pode ser visto no Youtube