Livro discute os significados da pandemia na experiência cultural

“No Tremor do Mundo” traz abordagens filosóficas, antropológicas, psicanalíticas e artísticas sobre a pandemia

 23/11/2020 - Publicado há 3 anos
Por

 

 

Logo da Rádio USP

“Acaba de sair, pela Editora Cobogó, uma coletânea organizada pela crítica e curadora Luisa Duarte e pelo curador e jornalista Victor Gorgulho, que indica alguns caminhos para pensar os significados da pandemia na nossa experiência cultural” , comenta a professora Giselle Beiguelman em sua coluna Ouvir Imagens na Rádio USP (clique e ouça o player acima). “O título é No Tremor do Mundo, e uma síntese das motivações aparece na entrevista com o pensador indígena Ailton Krenak, na qual ele afirma: ‘Talvez, entre um tombo e outro, valha aproveitar esses hiatos e produzir mundos que possam ser o mais próximo possível do que imaginamos que é a coexistência’”.

O livro reúne textos de vários autores, entre eles: Sidarta Ribeiro, Heloísa Starling, Ivana Bentes, Fernanda Bruno, Franco Berardi, Guilherme Wisnik, Chrstian Dunker, Fernanda Brenner, Eliana Sousa e Silva, Tatiana Roque, Bernardo Esteves e Giselle Beiguelman.

No Tremor do Mundo discute as relações da pandemia com o colapso ecológico eminente e o capitalismo predatório, um tema central no Brasil de hoje; a crise da covid-19 e seus vínculos com o Brasil à mercê do governo Bolsonaro”, explica a colunista. “Traz ainda testemunhos do ponto de vista da antropologia que apontam como o coronavírus veio evidenciar as desigualdades raciais e de gênero no Brasil; a crise vívida em territórios nos quais o isolamento social se revelou impossível como no Complexo da Maré; as reações da filosofia; as consequências e os desafios de uma pandemia digital que veio intensificar ainda mais o tempo on-line; as possibilidades de resistência do campo da arte; a pandemia vista pelo olhar da psicanálise; e, por fim, intervenções vindas da dramaturgia e da literatura, como as de Marcio Abreu e Noemi Jaffe.”

O livro já está disponível em formato impresso e em e-book. Mais informações no link:

https://cobogo.facileme.com.br/catalogo/literatura/no-tremor-do-mundo-ensaios-e-entrevistas-luz-da-pandemia

 


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.