“Estamos no começo de outra Guerra Fria”

Barbosa se refere às atuais relações entre China e Estados Unidos, marcadas por uma tensão crescente e por uma Guerra Fria com outros contornos

No tema de hoje (12), o professor Rubens Barbosa comenta a crescente tensão entre China e Estados Unidos. Além dos atritos e acusações entre ambas as potências, a tensão aumentou ainda mais com a pandemia.

Trump quer cobrar uma reparação da China pelo que a covid-19 está causando. Os americanos pressionam a comunidade para que confirme que a China ocultou informações no começo da pandemia e criou o vírus em laboratório. Barbosa ressalta que o mundo está no começo de nova Guerra Fria, com outros contornos.

Para os Estados Unidos, a China representa um país hostil, rival e uma ameaça. Segundo o governo americano, a China rouba propriedade intelectual, destrói empregos. Críticas à China serão o ponto central das plataformas políticas de Trump e Biden para as eleições deste ano.

A China, para evitar sanções governamentais americanas, está criando um sistema financeiro paralelo para evitar o dólar como meio de pagamento. O Brasil, até agora, é um expectador privilegiado, pois mantém relações boas com os dois países, mas podem sobrar farpas para o aumento brasileiro das exportações de soja para os EUA.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, vai ao ar toda terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.