Trem é tema de sucessos da música popular brasileira

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, mostra canções que falam sobre trens e suas viagens

 10/11/2020 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 8 de novembro de 2020, que apresentou músicas com o trem como tema.

O trem foi o destaque do programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 8 de novembro de 2020. O programa exibiu músicas que têm como tema esse antigo meio de transporte de pessoas e de carga.

Trem de Ferro é o título de várias músicas do cancioneiro nacional. Duas delas foram mostradas em Olhar Brasileiro: a de autoria de Lauro Maia e a que tem como letra um poema de Manuel Bandeira musicado por Tom Jobim.

Trem das Sete, de Raul Seixas, Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, e A Volta do Trem das Onze, de Tom Zé, foram outras obras exibidas no programa, encerrado com O Trenzinho do Caipira, das Bachianas Brasileiras Número 2, de Heitor Villa-Lobos, com letra de Ferreira Gullar.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.