Especialistas discutem educação nos países de língua portuguesa

Promovido pela Câmara Brasileira do Livro, com apoio da Editora da USP, evento vai de 9 a 14 deste mês

 05/11/2020 - Publicado há 3 anos
Foto: Arquivo Pessoal/Gleicy Silva

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) promove, entre os dias 9 e 14 deste mês, sempre às 11 horas, o seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação. Com apoio da Editora da USP (Edusp), o evento é gratuito e será transmitido pelo canal do Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc no Youtube.

Nesta edição, o seminário se voltará para os professores das escolas públicas e privadas de países e comunidades de língua portuguesa. Vão participar do evento autores, editores, acadêmicos, especialistas e representantes de projetos sociais, que debaterão temas relacionados à educação.

Ao todo, o evento contará com seis mesas de debates. A primeira delas, no dia 9, é Ondjaki convida professora Leopoldina, na qual o escritor angolano Ondjaki vai conversar com a professora Leopoldina Fecaiamale, também angolana, sobre o cenário da educação em Angola na pandemia. No dia 12, a mesa Educação depois da tempestade contará com a professora e gestora pública brasileira Cláudia Costin e o psicólogo português Pedro Cunha, que vão falar sobre o futuro do ensino no mundo depois da pandemia. No dia 14, Educação em terras indígenas tratará da situação atual dos povos indígenas, discutida a partir do contexto das escolas nos territórios demarcados, com a participação do professor Wevito Ashaninca e do músico, compositor e escritor Cristino Wapichana. As outras mesas programadas são: Boas práticas de ensino em tempos bicudos, no dia 10, Ensino de português na pandemia: experiências em Moçambique, Brasil e Timor Leste, no dia 11, e Clubes de leitura, no dia 13.

A Edusp foi uma das editoras convidadas a fazer doação de livros para instituições e iniciativas que terão participação no evento, como a Biblioteca de Parelheiros e os projetos Unifavela, Taba, Leia Mulheres, Clube de Leitura Quindim e Vivências. A editora selecionou 31 títulos de diferentes áreas do conhecimento para compor o acervo de cada uma dessas entidades. Entre os livros cedidos pela editora estão títulos como Poemas, de José Juan Tablada, A Princesa de Clèves, de Madame de La Fayette, Ópera em São Paulo: 1952-2005, de Sergio Casoy, e Justiça em Jogo, de Cátia Aida Silva.

O seminário Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação, promovido pela Câmara Brasileira do Livro, acontece entre 9 e 14 de novembro, às 11 horas, no canal do Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc no Youtube. Grátis. Não precisa fazer inscrição. A programação completa está disponível neste link

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.