Evento na internet discutirá o planeta a partir de visão cósmica

Na palestra on-line, pesquisador conversará sobre a Terra, o Sistema Solar e a possibilidade de vidas fora dele

 13/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por
A existência de planetas fora do sistema solar é um dos temas do evento – Foto: WP via Wikimedia Commons – CC

.

Há 25 anos, descobrimos o primeiro planeta fora do Sistema Solar e, desde então, o encontro de novos exoplanetas têm crescido, revelando grande diversidade no universo. Qual é a história dessas descobertas, e como elas estão mudando a nossa visão do universo e do nosso próprio planeta? É possível descobrirmos vida extraterrestre nos próximos anos? É sob essa perspectiva que o tema será discutido na palestra on-line A Terra e o Universo: o nosso Planeta sob uma Perspetiva Cósmica, no dia 15 de setembro, às 19h, com transmissão pelo YouTube a partir deste link

Alex Cavaliéri Carciofi, professor do IAG – Foto: Reprodução/ IAG-USP

A palestra faz parte do projeto Astronomia para Todos, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Quem irá tratar do assunto é Alex Cavaliéri Carciofi, professor do Departamento de Astronomia do IAG, pesquisador e especialista em Astronomia Estelar, com ênfase em modelagem de sistemas astrofísicos complexos, transporte radiativo, envoltórios de estrelas massivas, interferometria e polarimetria.

O programa Astronomia para Todos foi criado em 2017 e tem a proposta de oferecer mensalmente uma palestra sobre temas atuais nessa área de estudo, seguida de observação do céu noturno com telescópios, atividade que está suspensa desde março de 2020, devido à pandemia. Enquanto aguarda o retorno da programação presencial, o público pode acompanhar as palestras com transmissão pela internet. 

O projeto possui apoio do Clube de Astronomia de São Paulo (CASP). 

No canal do YouTube estão disponíveis vídeos de palestras anteriores.
.
A Terra e o Universo: o nosso Planeta sob uma Perspetiva Cósmica
Dia: 15 de setembro de 2020
Horário: 19 horas
Transmissão: https://www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos/live

Não é necessário realizar inscrição para participar


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.