Missão que fez o homem orbitar a Lua pela primeira vez completou 50 anos

Em entrevista, professor comenta contribuição científica da operação, que fez parte do Programa Apollo, da Nasa

Em 21 de dezembro de 1968 foi lançada a missão Apollo 8, da Nasa. Ela levava os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders, que tornaram-se os primeiros humanos a orbitar a Lua. Lá, eles registraram uma série de imagens da superfície lunar e fizeram uma transmissão televisiva ao vivo que foi assistida pelo mundo inteiro.

Imagem captada a partir da Apollo 8, por William Anders, em 1968 – Foto: Nasa/Wikimedia Commons

A missão fazia parte do famoso Programa Apollo, que, menos de um ano depois, também seria responsável por, pela primeira vez, um homem pisar em solo lunar. O professor Enos Picazzio, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, comenta a importância do programa e de como a Lua pôde contribuir para o conhecimento científico.

Ouça a entrevista no player acima.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.