A ciência poderia “reconstruir” os dinossauros a partir de experimentos com o DNA?

Para saber as possibilidades disso ocorrer, participe do CineGenoma, um evento on-line que vai debater, no dia 5 de agosto, a história retratada no filme “Jurassic Park: o Parque dos Dinossauros”

 29/07/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Fotomontagem: João Crispim sobre imagens do filme Jurassic Park

Aproveitar temas explorados em filmes para explicar a genética. Essa é a proposta do CineGenoma, um evento on-line que se propõe a debater assuntos relacionados  a essa área da ciência a partir de obras cinematográficas ficcionais. A iniciativa é do Genoma USP, núcleo de difusão científica do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), do Instituto de Biociências (IB) da USP, em São Paulo.A primeira edição discutirá o filme Jurassic Park: o Parque dos Dinossauros (1993), dirigido por Steven Spielberg, e contará com a participação de debatedores de diferentes áreas, como educação, cinema e genética. O evento gratuito será no dia 5 de agosto, às 20 horas, e será transmitido no canal do YouTube do grupo. Não é necessária inscrição prévia.
A mesa de debate mediada por Andréa Grieco, comunicadora de ciência e social media do Genoma USP, terá a geneticista e pesquisadora da USP Regina Mingroni Netto, o crítico de cinema e diretor do CineFestivais Adriano Garret e também a presença do professor de biologia Rodrigo Mendes. Dentre os temas, serão discutidos a viabilidade de construir animais extintos a partir de experimentos com o DNA, os protocolos éticos a serem seguidos pelos cientistas e a forma como a trama retrata a genética e sua manipulação. O evento é voltado aos interessados nos temas relacionados à genética e também aos fãs do filme de Spielberg. Não é necessário se inscrever para poder acompanhá-lo.O filme que conquistou três estatuetas do Oscar conta a história de ficção científica de um grupo que, com auxílio da engenharia genética, recria os extintos dinossauros para um parque temático. No desenvolver da trama, os seres pré-históricos saem do controle dos cientistas e colocam em risco a vida dos visitantes do parque. O filme não será exibido.

CineGenoma

Filme debatido: Jurassic Park: o Parque dos Dinossauros

Data: 5 de agosto, quarta-feira, às 20 horas

Forma de acesso: Canal Genoma USP / YouTube

Debatedores: Regina Mingroni Netto (geneticista e pesquisadora do IB), Adriano Garret (crítico de cinema) e Rodrigo Mendes (professor de biologia)

Para mais informações:

Instagram: https://www.instagram.com/genoma.usp/

Facebook: https://www.facebook.com/genomaUSP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.