Professor Hamilton Varela recebe título da Royal Society of Chemistry

O título é oferecido aos profissionais que se destacaram no campo das ciências químicas

 16/08/2016 - Publicado há 8 anos
Professor Hamilton é especialista em interconversão entre energias química e elétrica Consultar site da Royal Society of Chemistry
Hamilton Varela é especialista em interconversão entre energias química e elétrica – Foto: Grupo de Eletroquímica de São Carlos

Pesquisador da USP foi eleito o “fellow” da Royal Society of Chemistry (RSC). O prestigiado título foi concedido ao professor Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, que foi comunicado de sua indicação pela organização dia 5 de agosto. A RSC é uma instituição não governamental sediada em Londres, no Reino Unido, e tem o objetivo de promover talentos e ideias da área química que contribuam para trazer respostas aos desafios da humanidade.

A designação do status de fellow é oferecida aos profissionais que tenham contribuído para o avanço das ciências químicas ou tenham tido distinção na gestão de uma organização das ciências químicas. O premiado tem que ter no mínimo cinco anos de experiência profissional e seguir um código de conduta específico e um conjunto de elevados padrões de comportamento ético e profissional. Quem recebe o título está habilitado a usar junto ao seu nome a expressão “FRSC”, que demonstra distinção no campo da química.

Para Varela, que se tornou membro da RSC em 2000 quando era estudante de doutorado, a indicação ao título foi motivo de orgulho. Trata-se de um reconhecimento dos pares do comitê internacional a sua atuação como profissional acadêmico ao longo de sua carreira científica. Varela é professor pesquisador do IQSC e atua na área de físico química, com enfoque na interconversão entre energias química e elétrica, com ênfase em sistemas complexos. Futuramente, os resultados dessa pesquisa poderão ser aplicados na produção de combustíveis limpos para motores que produzirão baixo impacto ambiental.

20160816_rsc-logo
Imagem: Reprodução/RSC

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, começou suas atividades na USP no período do mestrado. Logo em seguida, ingressou no doutorado na Alemanha, no Fritz Haber Institut der Max Planck Gesellschaft e Freie Universität. É membro fundador e Managing Scientist do Ertl Center for Electrochemistry and Catalysis, na cidade de Gwangju, Coreia do Sul e, em 2012, recebeu a primeira edição do prêmio Ertl Prize, entregue pelo prêmio Nobel de Química em 2007, Gerhard Ertl.

A RSC tem 175 anos de história e mais de 50 mil membros espalhados por 125 países em todo o mundo. A instituição conta com parceiros governamentais, dos setores da indústria química e das universidades. No Brasil, alguns pesquisadores obtiveram a titulação, entre eles Luiz Carlos Dias, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Norberto Peporine Lopes, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, Adriano Andricopulo, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

Mais informações: email hamiltonvarela@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.