Pesquisa on-line quer entender relação entre saúde física e aspectos psicológicos

Estudo é parceria entre o Instituto de Psicologia da USP e Universidade Charles, da República Tcheca

 10/03/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Pesquisa busca voluntários para responder pesquisa sobre fator Rh – Foto: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde-CC

.
De que maneira os grupos sanguíneos interferem na saúde e em aspectos psicológicos de cada um? É o que busca responder uma pesquisa que está sendo realizada pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP em parceria com a Universidade Charles, da República Tcheca. Para participar, os interessados devem responder um questionário on-line.

Trata-se de um estudo intercultural, envolvendo o fator Rh (proteína presente nos glóbulos vermelhos do sangue, reconhecidos como positivo e negativo), áreas da saúde e aspectos psicológicos. Algumas das perguntas que o teste busca entender são: de que maneira a saúde física e mental estão conectadas às nossas capacidades psicológicas? Como é capaz de alterar nossa atenção e memória? Entre outras. Ao fim do questionário o participante poderá ver seus resultados.

A pesquisa leva cerca de 45 minutos para ser respondida. A participação é anônima e voluntária, ou seja, não há pagamento, mas contribui para a ciência que está sendo desenvolvida por meio do estudo. Os dados informados serão usados exclusivamente para fins científicos.

Mais informações: (11) 3091-1938, e-mail jaroslava@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.