A partir de cooperação internacional, conferência discute sofrimento psíquico do corpo feminino

Professora convidada de universidade francesa se reúne com docentes da USP apresentando pesquisa que envolve psicanálise, gênero e tecnologias em saúde

28/03/2023 - Publicado há 1 ano
Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: Pixabay

Nesta quarta-feira, 29, o Instituto de Psicologia (IP) da USP estará celebrando as pesquisas desenvolvidas entre a Universidade e a L’Université Sorbonne Paris Nord (USPN). Na ocasião, estudantes, funcionários e docentes poderão desfrutar dos estudos desenvolvidos nessa cooperação internacional a partir da conferência Impasses do Feminino.

O objetivo do evento se concentra em estimular os estudantes do IP a enxergarem suas trajetórias acadêmicas para além do Brasil. Assim, poderão conhecer os temas de pesquisas desenvolvidos entre as instituições universitárias e se instruírem acerca do processo de intercâmbio, desde a graduação.

A conferência realizada na sala 13 do bloco F, localizada no IP, começará a partir das 10h. Estarão presentes mediando o debate Maria Lívia Tourinho Moretto e Christian Dunker, ambos docentes do Departamento de Psicologia Clínica (PSC) do instituto, e Cristina Lindenmeyer, professora titular de Psicopatologia Clínica e Psicanálise da USPN, que apresentará suas pesquisas em desenvolvimento.

Alguns assuntos debatidos no evento serão: sofrimento psíquico; mal estar na contemporaneidade; experiência do cuidado em psicanálise nas instituições de saúde; corpo feminino e adoecimento causado pelas tecnologias; patologização corporal imposta pelos sistemas tradicionais de saúde.

Maria Lívia Tourinho – Foto: Arquivo Pessoal

“Nosso objetivo é estimular a mobilidade acadêmica de alunos e docentes com a universidade francesa. Queremos dar a oportunidade para que os participantes conheçam o ambiente internacional”, afirma a professora Maria Lívia, do IP, pesquisadora que ano passado esteve na USPN apresentando projeto da USP que lida com práticas de cuidado em hospitais a partir de escuta psicanalítica.

“As pessoas em sofrimento na maioria das vezes vão em procedimentos médicos e acabam não tratando seus sofrimentos psíquicos. Ensinamos aos alunos a eficácia da escuta nesse processo.” Maria Lívia Tourinho

Ao final do evento Cristina Lindenmeyer estará lançando o “Impasses do Feminino”, livro recém publicado e escrito por ela. A professora convidada dirige um grupo de pesquisa interdisciplinar sobre saúde e inteligências digital e artificial no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França, que desenvolve pesquisas envolvendo casos clínicos e sofrimentos psíquicos no corpo feminino.

Livro

Dividido em quatro casos clínicos — sendo cada um representando um capítulo —, o livro trata de debater questões que envolvem a evolução das técnicas de cuidado em medicina e os adoecimentos psíquicos e patológicos causados no corpo feminino. Consulte o sumário neste link.

Na introdução, a obra já apresenta um caso de câncer feminino. De acordo com a autora, o adoecimento do corpo da mulher afirma singularidade de uma sintoma individual que exige uma construção de cuidado e escuta próprias. Já de início Cristina apresenta como esses adoecimento patológicos — mudança da estrutura biológica do organismo — reverbera nas relações sociais e psíquicas. Para conferir a introdução acesse aqui.

Foto: Divulgação

A obra apresenta outros casos que envolvem cirurgias estéticas e idealização do corpo feminino e situações de anorexia. A autora questiona a medicina tecnocientífica no “aperfeiçoamento” do corpo a partir de técnicas estéticas, e reforça a necessidade da escuta psicanalítica para a compreensão do corpo feminino em mudança e em construção. Para adquirir o livro organizado pela editora Contra Capa clique aqui.

Impasses do Feminino

Posfácio de Jean-Michel Besnier