Impostos sobre transações digitais agitam a União Europeia

Regulamentação da internet e controle dos fluxos de informação tornam-se uma questão estratégica

 09/12/2019 - Publicado há 4 anos
Por

Há quem compare a internet e o Big Data, as nuvens de informação, ao petróleo. Acredita-se que quem conseguir controlar os fluxos de informação vai controlar toda a produção de riqueza do planeta. Preocupada, a União Europeia ataca a questão da evasão fiscal. O motivo é a grande transformação na infraestrutura de telecomunicações. As empresas têm de levar em consideração no seu planejamento tributário também a elaboração, regulamentação, controle e a supervisão da internet em cada país.

O professor Gilson Schwartz lembra que “a internet, que prometia um universo horizontal, de acesso livre, democrático e favorável à criatividade, torna-se a cada dia que passa um território de preocupações, de angústias e de incertezas em relação com controle”. Ficam no ar várias questões como: quem controla as informações fiscais, as informações sobre as transações digitais? Como incidir impostos em países que têm alta concentração de investimentos públicos numa infraestrutura de internet em relação aos países atrasados?

Saiba mais no http://sites.usp.br/Iconomia


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.