Nova diretoria do Instituto de Energia e Ambiente toma posse no dia 25/11

Os professores Roberto Zilles e Tércio Ambrizzi são os novos diretor e vice-diretor, respectivamente, do instituto

18/11/2019 - Publicado há 5 anos

No próximo dia 25 de novembro, tomarão posse os novos diretor e vice-diretor do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Roberto Zilles e Tércio Ambrizzi, respectivamente. A cerimônia será realizada às 16h, no Auditório do IEE (Avenida Professor Luciano Gualberto, 1.289, na Cidade Universitária, em São Paulo).

O novo diretor do IEE, Roberto Zilles – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Roberto Zilles possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Engenharia de Telecomunicações na área de Sistemas Fotovoltaicos pela Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, e Livre-Docência na especialidade Energias Renováveis pela USP.

É professor titular e chefe da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético do IEE. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em sistemas fotovoltaicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas fotovoltaicos, eletrificação rural, sistemas fotovoltaicos domiciliares, sistemas fotovoltaicos de bombeamento, geração distribuída e sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

Tércio Ambrizzi é o novo vice-diretor do IEE – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Tércio Ambrizzi concluiu o doutorado em Meteorologia pela Universidade de Reading, na Inglaterra. Foi diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, no período de 2009 a 2013. É professor titular do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG. Atua na área de Ciências Atmosféricas, com ênfase em Meteorologia Dinâmica, Modelagem Numérica da Atmosfera e Climatologia.

Foi o autor principal de um dos relatórios sobre mudanças climáticas regionais, encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe). Também revisou o Relatório de Impactos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) em 2007 e 2013. É coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP (Interdisciplinary Climate Investigation Center – Incline) e superintendente de Gestão Ambiental da Universidade.

O instituto

O IEE foi criado em 1902 como um laboratório para as aulas práticas dos cursos de Engenharia da Escola Politécnica (Poli). Em 1986, tornou-se um Instituto Especializado da USP, quando passou a ser denominado como Instituto de Eletrotécnica e Energia.

Em 2013, o IEE alterou seu nome para Instituto de Energia e Ambiente (IEE), como culminação de uma reestruturação acadêmica e administrativa, que teve como resultados, entre outros, a aprovação de um novo organograma, a assunção da Presidência de seus Conselhos Deliberativo e Técnico Administrativo e o estabelecimento de uma Comissão de Pós-Graduação própria. Tem suas atividades baseadas na pesquisa, ensino e extensão universitária nos âmbitos da energia e ciências ambientais.

A área de Ensino do instituto conta com dois programas de pós-graduação e colabora com cursos de graduação da Poli, do Instituto de Física (IF), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).