Livro traz a história do Direito no Brasil e as perspectivas para o futuro

Obra é uma homenagem ao professor da USP Ignacio Poveda Velasco; lançamento será dia 17 de outubro, em Ribeirão Preto

14/10/2019 - Publicado há 4 anos
Capa do livro História e Futuro do Direito Brasileiro – Estudos em homenagem a Ignacio Maria Poveda Velasco  – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na próxima quinta-feira, 17 de outubro, às 18 horas, será lançada a obra História e Futuro do Direito Brasileiro: Estudos em homenagem a Ignacio Maria Poveda Velasco (Editora LiberArs, 356 páginas, R$ 110,00), organizado pelo advogado Caio Chaves Morau.

Segundo o organizador, a obra homenageia o professor “não apenas pelos seus 60 anos completados em 2019, mas por sua obra de vida e de estudos”. Aluno de graduação da segunda turma da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, Morau descreve, na apresentação da obra, o impacto na sua vida acadêmica e profissional das palavras do professor Poveda à sua turma, em 2009, durante palestra por ocasião da Semana de Recepção. E, ainda, o conjunto de virtudes do homenageado que se tornou exemplo para os alunos debutantes de uma instituição que estava em construção.

A apresentação traz o relato da professora Suely Vilela, reitora da USP de 2005 a 2009, sobre o trabalho árduo do professor Poveda na tarefa de elaborar os projetos acadêmico e arquitetônico para a criação da FDRP, unidade da qual foi vice e diretor pro tempore. Há ainda texto do professor Marco Antonio Zago, reitor de 2014 a 2018, descrevendo o papel relevante do homenageado na eleição de 2013 para reitor da USP e seu caráter sempre em defesa da “primazia da razão e do direito sobre a força e o sectarismo.”

Caio Chaves Morau, autor do livro, e o professor Ignacio Maria Poveda Velasco – Foto: Cecílias Bastos/USP Imagens

A obra foi produzida com a colaboração de diversos autores e traz estudos sobre o Direito Civil, a Constituição brasileira, o Direito Internacional e ativismo, entre outros assuntos.

O lançamento será na Sala da Congregação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, onde a obra poderá ser adquirida ou no site da Editora LiberArs. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição. No dia 30 de setembro, a obra foi lançada na Sala Visconde de São Leopoldo, na Faculdade de Direito (FD), em São Paulo.

Ignacio Maria Poveda Velasco

Nascido em Valência, na Espanha, Poveda chegou ao Brasil na década de 1970 e cursou Direito na Faculdade de Direito (FD) da USP, em São Paulo, onde se graduou em 1982. Mestre e doutor pela mesma instituição, também acumulou diversos cargos administrativos, entre eles de diretor da FD e vice-diretor e diretor pro tempore da FDRP e de secretário geral da USP. Atualmente é procurador-geral e superintendente de Relações Institucionais da USP, membro do Conselho Superior da Fapesp e do Conselho Universitário da Unicamp.

Professor titular de História do Direito da Faculdade de Direito, é líder do Grupo de Pesquisa Direto das Fontes e junto, com o professor Otávio Luiz Rodrigues Júnior, lidera o Grupo de Pesquisa sobre Direito Civil Contemporâneo. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em História do Direito e Direito Romano, atuando principalmente nos seguintes temas: direito contratual romano, de modo especial a compra e venda; direito processual romano, com destaque para a proteção do devedor; história do direito antigo e medieval, com ênfase no estudo das fontes; história do direito brasileiro, particularmente no que diz respeito ao direito de família, à propriedade territorial e à historiografia jurídica brasileira.

Mais informações: caiomorau@hotmail.com