
No dia 2 de outubro, as entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) entregaram uma carta aos parlamentares sobre a grave situação orçamentária para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em 2020. Junto a elas, representantes de dezenas de sociedades e instituições de CT&I de todo o País realizaram, em Brasília, uma Marcha Pela Ciência no Congresso Nacional.
A carta lista quatro razões que justificam por que é necessário ampliar os recursos para a área, e apresenta propostas para recomposição de parte do orçamento para CT&I em 2020. O documento também destaca a importância de CT&I para o desenvolvimento econômico e social do País além de falar dos impactos negativos que o corte de verbas trará.
As entidades científicas e acadêmicas enfatizam que a redução de recursos para CT&I terá consequências graves não apenas no funcionamento das instituições de pesquisa e universidades, no sucateamento de laboratórios e no êxodo de pesquisadores, mas produzirá impactos negativos na sociedade, na economia e na qualidade de vida das pessoas. “A redução drástica de recursos para essas áreas é uma decisão política e é importante que os parlamentares brasileiros estejam conscientes disto”, afirmam.
Por Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência