Senadores e pesquisadores debatem sobre maconha, cigarro eletrônico e álcool

Evento do IEA aproxima Congresso Nacional de pesquisas científicas sobre efeitos das substâncias na saúde do jovem

01/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 02/10/2019 as 20:11
Logo da Rádio USP

Médicos e pesquisadores vão se reunir no Instituto de Estudos Avançados (IEA) para discutir como orientar pais e educadores de adolescentes em relação ao uso de maconha, álcool e cigarros eletrônicos. Os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado Federal, e Lucas Barreto (PSD-AP) participarão do debate para discutir estratégias de prevenção e a formulação de políticas públicas para a temática. Para os organizadores, práticas e políticas de educação que enfocam a saúde do adolescente e do jovem adulto são tão importantes quanto as preocupações com a formação intelectual e com os resultados acadêmicos. O evento acontece nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 15h.

“O nosso objetivo é associar o conhecimento científico desenvolvido pelo meu grupo sobre o assunto maconha, do ponto de vista reprodutivo e sexual, e associar aos conhecimentos que a professora Sandra Farsky, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, faz sobre o cigarro eletrônico e da professora Zilá Sanchez, da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), com o álcool nos adolescentes”, afirma o professor Jorge Hallak, da Faculdade de Medicina (FM) da USP, médico da divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas (HC) e coordenador do Grupo de Estudos em Saúde do Homem do IEA. Ele completa que, dessa forma, pesquisadores e políticos farão um debate importante ao Congresso Nacional, indo além de achismos, tendo pesquisas científicas como base. “Promover esse contexto onde o conhecimento científico vai se sobrepor a opiniões pessoais e proposições ideológicas; e também, evidentemente, a posições mercadológicas.”

Foto: Maj. Will Cox/ Georgia National Guard via Fotos Públicas

Hallak aponta que o consumo de álcool por adolescentes e adultos jovens vem aumentando drasticamente, quase 10% nos últimos dez anos. Quanto ao cigarro eletrônico, o risco vem da possibilidade de se colocar substâncias com alta quantidade de concentração tanto de canabinol quanto de nicotina, que pode variar a porcentagens alarmantes como de 60% a 70%. Além disso, a origem do líquido dentro também causa dúvidas.

“Muita coisa que é dita são opiniões pessoais, tanto de jornalistas quanto de grupos de interesse. Nós vemos também, por trás da maconha, um grande interesse de grupos em promover a sua descriminalização de maneira muito aberta, ou seja, muito ampla e restrita”, afirma o médico. Ele relembra que cérebros e testículos se formam até os 22 anos de idade, e por isso é uma fase muito complicada para introduzir substâncias tóxicas no organismo. “A gente quer dar um norte no Brasil, evidentemente respeitando o uso medicinal, que ninguém está questionando, mas talvez fazer um balizamento da forma com que o uso medicinal está colocado aqui.”
O que os Pais e Educadores Devem Saber sobre o Uso Recreacional de Maconha, Álcool e Cigarros Eletrônicos” acontece nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 15h,  no Auditório do IEA, localizado na Rua da Praça do Relógio, 109 – Cidade Universitária. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições aqui.  Haverá transmissão ao vivo pela internet neste link.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.